Franciele Cerqueira fatura bi, e Piauà é vice no Norte/Nordeste de atletismo
10/10/2016 09h22Fonte globoesporte.com/pi
A velocista Franciele Cerqueira sobrou no Troféu Norte/Nordeste sub-18 de atletismo disputado em Natal, no Rio Grande do Norte. A jovem corredora do Piauí faturou, neste domingo, a medalha de ouro na final dos 200m ao cruzar a linha de chegada com 25s82 na decisão da prova. A conquista dourada da atleta, no dia internacional do atletismo, se somou ao título dos 100m obtido no dia anterior, na pista da UFRN. O desempenho de Franciele ajudou a colocar o Piauí 2ª posição geral da competição, com 16 medalhas (oito ouros, seis pratas e dois bronzes), ficando atrás apenas de Pernambuco, que somou 24 medalhas (oito ouros, 10 pratas e seis bronzes). O Maranhão terminou em 3º lugar, com 22 conquistas (seis ouros, cinco pratas e 11 bronzes).Imagem: Fernando DonatanFranciele Cerqueira (última à direita) com o ouro nos 200m ao lado dos colegas de delegação.
Dona dos títulos das provas mais nobres do atletismo feminino, Franciele Cerqueira garantiu o ouro nos 200m com apenas 10 centésimos de vantagem sobre a pernambucana Julia Letícia Ratis, que cravou 12s47 na decisão. A maranhense Vanessa Rayara Lima chegou em 3º com o tempo de 12s76.
Além de Franciele, outra atleta do Piauí sorriu no alto do pódio. Letícia Lima garantiu o título nos 400m ao cruzar a linha com 1m00s4 de tempo na final, ficando à frente da sergipana Maria Luiza Santos (1m01s07) e da baiana Naviny Bonfim (1m02s01).
O desempenho feminino do Piauí no Norte/Nordeste de atletismo, por sinal, foi satisfatório de acordo com a Federação Piauiense de Atletismo. O estado terminou na terceira colocação geral com três ouros.
Imagem: Fernando DonatanDelegação do Piauí no Norte/Nordeste sub-18 de atletismo 2016.
- O Piauí se saiu muito bem mediante as condições dadas à equipe, ficando em 2º lugar, ficando bem perto de vencer Pernambuco. Analisando nossos atletas, tivemos derrotas, perdas e vitórias, mas consideramos mais as conquistas. Tudo se somou ao conhecimento e vimos o que precisamos melhorar com clubes, técnicos. A seleção piauiense está de parabéns e sei que em outros anos ela ficou em 5º e 6º, mas este ano ficou com o vice-campeonato – destacou o técnico Josimar Sousa.
Enquanto a dupla feminina brilhou nas provas de velocidade, os 2.000 com barreira contou uma dobradinha piauiense. Marcos David Santos (6m28s28) e Artêmio dos Santos (6m33s83) faturaram o ouro e a prata, respectivamente. Destaque no decatlo, Francisco Lucas Alves ficou em primeiro no somatório geral de desempenho das provas e, com 5.317 pontos, garantiu a medalha dourada.
O time masculino do Piauí encerrou o Troféu Norte/Nordeste como campeão geral com 13 medalhas (cinco ouros, seis pratas e dois bronzes), à frente do Maranhão (2º) e Rio Grande do Norte (3º).
- Saímos satisfeitos, mas sempre buscamos o melhor. Infelizmente tivemos a infelicidade de perdemos o ouro nos 400m, em que éramos favoritos. Tivemos a infelicidade maior de ter ganho os 400m com barreira, e nosso menino atacou a barreira errada e perdemos a medalha de ouro. Se não fosse por isso, teríamos sido campeões gerais e o resultado teria sido mais satisfatório ainda. É dever cumprido. O importante é colocar o Piauí entre os estados da região Norte e Nordeste - destacou Fernando Donatan, diretor técnico da Federação Piauiense de Atletismo.
- Assim como o adulto, fomos campões no masculino, 3º no feminino e vice-campeão geral. Temos a felicidade de voltar para casa com grandes resultados. É manter o trabalho com humildade para que esses meninos possam representar o Brasil, nosso estado ou grandes clubes lá fora. O objetivo é que esses meninos estejam disputando os Jogos Olímpicos daqui a quatro anos – completou o dirigente.
Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local