FFP confirma interesse; Albertão pode voltar a receber decisão do Piauiense

12/05/2014 12h19


Fonte G1 PI

Imagem: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COMClique para ampliarCesarino Oliveira está otimista em relação a liberação do Estádio Albertão.(Imagem:Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)Cesarino Oliveira está otimista em relação a liberação do Estádio Albertão.

O 'Gigante' de concreto pode voltar. Há mais de um ano interditado, quando sediou o jogo entre Flamengo-PI e Santos pela primeira fase da Copa do Brasil, o Estádio Albertão volta a ser cogitado para uma partida oficial. E a novidade parte do interesse da Federação de Futebol do Piauí (FFP), que após o título do River-PI no segundo turno do Campeonato Piauiense, confirmando a decisão com times da capital, deve pedir junto a Fundespi (Fundação de Esportes do Piauí) a liberação do local para receber a finalíssima do torneio.

- É uma vontade nossa. O Albertão é a principal praça de esportes do nosso estado e agora vimos uma boa oportunidade para reativá-lo. Não sabíamos qual seria a final, pois o 4 de Julho estava no páreo e a final poderia ser no interior. Agora com duas equipes de Teresina, nós passamos a acreditar nessa possibilidade. Vou entrar em contato com a Fundespi para saber o que precisa que o estádio ser liberado – disse Cesarino Oliveira, presidente da FFP.

A vontade da federação em contar com o Albertão para os dois jogos finais do Piauiense 2014, no entanto, pode esbarrar nas questões burocráticas que envolvem sua liberação. O estádio foi interditado no ano passado pelo Ministério Público do Estadual (MPE-PI) por não apresentar condições ideais de segurança e também não ter adequação às normas de acessibilidade. Segundo Cesarino, as rampas de acesso para cadeirantes já foram concluídas, e os detalhes que ainda faltam não devem ser empecilho para a realização dos jogos.

- Eu sempre costumo ir ao estádio, até para acompanhar o andamento da reforma que está sendo feita. Pelo que conhecemos, o Albertão tem plenas condições de receber esses jogos. A questão da acessibilidade já está resolvida. Agora só falta a instalação de uns extintores de incêndio, que não deve ser problema. Não é algo que depende só da federação, mas faremos o possível para agilizar isso em no máximo três dias – garantiu Cesarino.

Até o momento, os dois jogos da final entre River-PI e Piauí estão confirmados para o Estádio Municipal Lindolfo Monteiro. O ‘Lindolfinho’ foi casa dos times teresinenses em todo o campeonato e pode ficar de lado na decisão pela baixa capacidade (pouco menos de 5 mil espectadores). O Estádio Albertão, caso seja liberado, deve reabrir com público limitado entre 15 e 20 mil pessoas, números que renderiam maior renda para os clubes e a própria federação. Atualmente a capacidade do Albertão não passa dos 45 mil, ainda restando um lance de assentos para ser instalado.

Imagem: Wenner TitoEspaço para cadeirantes e rampas de acesso já estão pronto. Gramado precisará de ajustes.(Imagem:Wenner Tito)Espaço para cadeirantes e rampas de acesso já estão pronto. Gramado precisará de ajustes.

Gramado 'tapete'


O bom estado do gramado seria outro ponto positivo para facilitar a reabertura estádio. Mesmo sem receber jogos há bastante tempo, o tapete verde continua em boas condições, podendo passar apenas por cortes durante a semana.

- Dentre os gramados que temos no estado, o do Albertão continua sendo referência. Ele está alto, mas nada que um bom corte possa resolver - destacou Cesarino Oliveira.

Na tarde desta segunda-feira, acontece uma reunião com membros da FFP e Fundespi para definir se o Albertão voltará mesmo ao cenário do futebol local. A última vez que o estádio sediou uma decisão foi em 2010, quando o Flamengo-PI e Comercial ficaram no empate em 2 a 2, no primeiro jogo da final segundo turno do estadual.