Com vaga no Mundial, Sarah avalia legado na categoria: "Vai ficar aberto"

26/06/2015 14h00


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Rafal Burza/CBJClique para ampliarSarah Menezes não esconde desejo de mudar para a categoria até 52kg após jogos do Rio 2016.(Imagem:Rafal Burza/CBJ)Sarah Menezes não esconde desejo de mudar para a categoria até 52kg após jogos do Rio 2016.

A lista de convocação para o Mundial de judô previsto para a seleção brasileira entre os dias 24 e 30 de maio, no Cazaquistão, não pegou a campeã olímpica Sarah Menezes de surpresa. Afinal, a atleta foi poupada do Pan-Americano de Toronto, em julho, para se dedicar integralmente ao próximo desafio no calendário, torneio que conta pontos no ranking internacional da modalidade.

Com voz mansa como de costume, a piauiense frisou nesta sexta que o mais importante até os jogos olímpicos do Rio 2016 é manter a regularidade, com sucessivos pódios. Em terceiro na categoria até 48kg, Sarah acumula 1.777 pontos, e segue atrás da argentina Paula Pareto, com 2.285 pontos, e da mongol Urantsetseg Munkhbat, com 3.378.

- Vejo de forma normal (a convocação). O foco sempre é pódio, mas uma coisa importante também é pontuar daqui para frente. A categoria está passando por uma renovação importante, com bons nomes surgindo, como Nathália Brígida e Larissa Farias. Devo mudar de categoria e isso todo mundo já deve estar sabendo. É uma vaga que vai ficar em aberto daqui para frente – prevê.

Da disputa do Mundial até as Olimpíadas, Sarah Menezes saboreia os possíveis últimos meses na categoria que a consagrou mundialmente nos tatames. A ligeiro esconde cada vez menos o enorme sacrifício diário para segurar o peso ideal. Ciente da proximidade do fim do ciclo da atleta, a Confederação Brasileira de Judô começa a apostar em nomes alternativos que podem virar opção.

Além dos sete escolhidos em cada categoria no Mundial, a CBJ pode optar por convocar mais um atleta em três categorias. No feminino, uma das escolhidas foi Nathália Brígida, justamente ao lado de Sarah Menezes no peso até 48kg. Rochele Nunes, do pesado (+78kg), e Eric Takabatake (-60kg) foram as outras dobras.

As dificuldades com a sequência de treinos em Teresina deve obrigar Sarah Menezes a deixar a terra natal para acentuar a evolução restando menos de um ano para as Olimpíadas. A judoca deve se juntar ao colegas de Seleção a partir do dia 15 de agosto para início dos treinos preparativos para o Mundial.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: mundial, atleta, sarah