Com benefício suspenso, atletas ficam no prejuízo e aguardam por novidades

13/08/2013 13h29


Fonte G1 PI

Desde que foi divulgada a lista com os nomes dos atletas contemplados com o Bolsa Atleta Municipal, no início de julho, que o assunto provoca polêmicas. O que era para ser um motivo de alegria virou reclamação de todos os lados. As insatisfações resultaram na suspensão do benefício pela Justiça. A situação acabou deixando os 34 contemplados no prejuízo.

Imagem: Adelmo Paixão/ArteVinícius Gabriel e Leonílson Vieira dos Santos representam os atletas contemplados com o Bolsa Atleta Muncipal, mas que não podem usurfuir do benefício até decisão da justiça.(Imagem:Adelmo Paixão/Arte)Vinícius Gabriel e Leonílson Vieira dos Santos representam os atletas contemplados com o Bolsa Atleta Muncipal, mas que não podem usurfuir do benefício até decisão da justiça.

A novela, que já dura mais de um mês, teve uma série de motivações. Os questionamentos sobre a clareza tanto do edital quanto do resultado mobilizou clubes, atletas e treinador. Como foi o caso do técnico do Caic/Balduíno, equipe de handebol que está entre as cinco melhores do país. Sem nenhum atleta beneficiado, Giuliano Ramos recorreu à justiça para pedir esclarecimentos, e o pagamento do recurso foi suspenso. Além dele, os atletas do Clubes Reis do Badminton também apresentaram seus questionamentos.

A mobilização legítima, no entanto, acabou prejudicando outra parte que até então tinha motivos para comemorar: os contemplados. Sem poder receber a bolsa, atletas e familiares reclamam da situação e alegam dificuldades que poderia ser solucionadas caso tivesse ajuda do benefício cedido pela Prefeitura de Teresina.

É o caso do maior destaque das piscinas piauienses nos últimos anos, o nadador Vinícius Gabriel. Segundo melhor atleta do país nos 50 metros/livre e nos 100 metros/livre, Vinícius enfrenta dificuldades. Para o avô Benedito Soares, o benefício ajudaria o neto nas próximas competições da temporada.

- Em setembro, ele tem um Norte/Nordeste e depois ele tem o escolar e o brasileiro. Nesta última, ele vai para conquistar o ouro, mas para isso ele precisa ter dinheiro para viajar, pagar todos os custos, alimentação e material. Sei que R$300,00 (trezentos reais) não resolvem, mas ajudam e muito a gente, que apoia ele com todo sacrifício do mundo – explica Benedito Soares.

Outro que enfrenta dias difíceis é Leonílson Vieira dos Santos. Promessa do salto em distância, o atleta tem dificuldades financeiras com a falta do apoio. De acordo com ele, o bolsa atleta municipal é essencial para seu desenvolvimento.

- Meu suplemento acabou e não tenho como repor. Também estou precisando de uma sapatilha que eu não tenho e agora não posso mais comprar – reclama o atleta.

Leonílson, no entanto, demonstra apoio aos atletas que questionam o direito de receber o benefício.

- Eles reclamaram porque apareceram na lista atletas que não têm bons resultados e que foram contemplados. Eu acho que essa bolsa deveria ser dada para quem possui os melhores resultados. Se eu, assim como eles, tivesse bons resultados e não recebesse, também ficaria chateado. É um direito deles – explica o atleta.

Em sua primeira edição em 2013, o Bolsa Atleta Municipal selecionou 34 atletas piauienses que seriam contemplados nos méritos internacional, nacional, regional, estadual e revelação, mas a Prefeitura de Teresina não pode efetuar o pagamento devido a decisão do juiz João Henrique Sousa Gomes, que suspendeu o benefício até que os esclarecimentos sejam feitos.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local