Cheia de confiança, Sarah Menezes persegue ouro inédito no GS de Paris

06/02/2016 10h20


Fonte Globoesporte.com

Quase em casa, na França, Sarah Menezes vai em busca de mais uma medalha na corrida para a disputa da vaga dos Jogos no Rio. Atual oitava colocada do ranking mundial, a campeã olímpica em Londres 2012 ficou confortável na chave D do Grand Slam de Paris, que começa neste sábado. Em 2016, será a quinta vez que Sarah participa da competição. Além da briga pela vaga olímpica na categoria, o lugar mais alto do pódio na competição ainda é um território inexplorado para a judoca que iniciou o ano exalando confiança.

Imagem: Leandra Benjamin / MPIX / Fotocom.netClique para ampliarCampeã olímpica ficou ausente da competição francesa em 2015.(Imagem:Leandra Benjamin / MPIX / Fotocom.net)Campeã olímpica ficou ausente da competição francesa em 2015.

O sorteio colocou Sarah Menezes frente à adversária da Moldávia, Tatiana Osoianu, na primeira rodada. Na sequência, pode encarar a francesa Melanie Clement ou Sze Ham Cheng, de Hong Kong.

O confronto a leva para o maior desafio da chave: Charline Van Snick, mais uma vez, deve entrar no caminho da piauiense até as semifinais. Foi diante da belga que Sarah foi eliminada na estreia do último Campeonato Mundial, mas a piauiense está tranquila e confessa ter gostado do sorteio da sua chave.

- Para mim foi bom, eu gostei. A competição está cheia e não acredito que Charline possa complicar minha vida, nunca - analisou.

A pequena gigante acordou de duas temporadas ruins com uma medalha de ouro no Grand Prix de Havana no início do ano olímpico. Mas o desafio em Paris é outro. E muito mais forte, além de tradicional. Os tatames da Cidade Luz são um termômetro do início da temporada para os atletas.

Com relação de quem pode cruzar com Sarah nas semifinais, as favoritas são a cubana Dayaris Mestre Alvarez ou a japonesa Ami Kondo, as duas mais fortes da chave C. Nos melhores prognósticos, uma dessas duas atletas enfrenta Sarah nas semifinais. A campeã olímpica não arrisca um palpite sobre a fase seguinte, mas não se desfaz da sua confiança.

- Tudo pode acontecer. A competição está forte em todas as chaves, não dá para adivinhar - resumiu.

A competição começa no sábado e finaliza domingo. As eliminatórias iniciam a partir das 9h (horário de Brasília) e as finais acontecem no mesmo dia, a partir das 14h com transmissão ao vivo pelo SporTV. O primeiro dia é destinado para as categorias 48kg, 52kg, 57kg, 60kg, 66kg e 73kg. No domingo, entram em ação os atletas das categorias 63kg, 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg, +100kg.

Desempenho de Sarah no Grand Slam Paris

A competição de grande importância no calendário do judô mundial se reflete na própria trajetória da piauiense nas temporadas. Na primeira vez que participou da competição, em 2011, veio o bronze. No ano do ouro olímpico, ela conquistou a prata em cima da japonesa, e favorita, Tomoko Fukumi.

Em 2013, Sarah caiu na semifinal e disputou repescagem contra a novata Amandine Buchard, caindo para Urantsetseg Munkhbat, atual líder do ranking. Em 2014, a novata Amandine Buchard eliminou Sarah na primeira luta. Em 2015, a competição foi deslocada de fevereiro para outubro, vindo de uma sequência de resultados ruins e tratando de uma lesão, Sarah não disputou.

Na busca pela vaga nos Jogos do Rio para a defender o título olímpico, ela tem a chance de conquistar a inédita medalha de ouro e, quem sabe, um bilhete dourado ou sinal verde para uma ótima temporada.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local