Bolsa Atleta não é pago há quatro anos no PI; competidores se frustram

10/10/2014 12h49


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIFalta de pagamento do benefício causa desmotivação e atrapalha sonho de atletas.(Imagem:G1 PI)Falta de pagamento do benefício causa desmotivação e atrapalha sonho de atletas.

Há quase quatro anos o pagamento do Bolsa Atleta Estadual está suspenso. Durante todo esse tempo, o Governo do Estado não repassou nenhum real de incentivo aos atletas piauienses através do programa (veja vídeo ao lado). A situação tem frustrado os competidores, como o velocista Jefferson da Silva. O não pagamento do benefício o impediu de participar de competições nacionais.

- Ficamos um pouco desmotivados por conta da falta do programa. O treinador chegou a conversar comigo e disse que o esporte é assim mesmo. Falei com minha mãe para ver se ela conseguia as passagens, mas não deu – lamentou Jefferson.

O valor destinado ao Bolsa Atleta em 2014 seria de R$ 221 mil, menor do que os R$ 900 mil previstos para 2013. Os números estão no Diário Oficial do Estado.

A Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) informou que um projeto do Bolsa Atleta foi encaminhado à Assembleia Legislativa para regulamentação. Porém, ainda segue em tramitação. Para o judoca João Batista Romeiro, com a demora,fica difícil fazer esporte no Piauí.

- O sonho vai ficando distante e muitos atletas resolvem sair do estado e buscando até mesmo outra profissão.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, atleta, bolsa