Xuxa ficou 15 anos sem conversar com Andréa Veiga, a primeira paquita; entenda
01/10/2024 09h04Fonte Revista Quem
Imagem: Reprodução/InstagramAndréa Veiga começou a trabalhar com Xuxa em 1984.
Depois de Andréa Sorvetão soltar o verbo sobre as declarações das ex-colegas no documentário Pra sempre paquitas, uma consideração sobre Andréa Veiga ganhou destaque. No relato, a ex-paquita passou um período afastada da apresentadora, e Sorvetão teria feito a reaproximação entre as duas.
Embora o imbróglio entre Xuxa e Andréa Veiga não tenha sido retratado no documentário do Globoplay, os seguidores do canal de Sorvetão ficaram curiosos com o que teria motivado a briga entre a apresentadora e sua primeira assistente de palco.
Em entrevista para Joana Di Carso, idealizadora do documentário independente Foi tão bom -- produzido entre 2016 e 2017, mas cancelado em 2020 --, Andréa Veiga declarou que Xuxa parou de falar com ela em 2002, ano em que foi rompida a parceria profissional entre a apresentadora e a empresária Marlene Mattos.
Como era amiga das duas, Andréa Veiga optou por não tomar partido e viu a relação com Xuxa se desmantelar. “Quando teve o rompimento, eu tinha acabado de ter filho, estava de licença-maternidade. Foi uma época muito complicada para mim. Eu era amiga das duas e não podia tomar uma posição de nenhum dos lados. Se tivesse tomado posição, eu estaria sendo extremamente canalha”, afirmou na entrevista em vídeo para Joana Di Carso.
Andréa Veiga afirma que não tinha compreensão da briga entre Xuxa e Marlene. "Não consegui entender até hoje o que foi que aconteceu exatamente. Esse rompimento gerou um distanciamento muito grande, que durou 15 anos para essa amizade retornar."
No depoimento, conta ainda que foi ela quem procurou Xuxa com a proposta de retornar aos bons tempos. "Agora a gente está indo aos poucos, refazendo essa vida que foi interrompida. Tomei a frente dessa história e queria fazer isso mudar. A pessoa pode querer ou não, que bom que ela quis", contou.
Embora não mencione, Andréa Veiga teria contado com uma ponte feita por Andréa Sorvetão para se reaproximar de Xuxa.
Imagem: Reprodução/InstagramAndréa Sorvetão e Andréa Veiga com uniformes de paquita anos depois de terem saído do posto.
Playboy
No posto de paquita entre 1984 e 1988, Andréa Veiga seguiu no meio artístico após deixar o posto de assistente de palco. Após sair do Xou da Xuxa, ela estrelou um ensaio nu para a edição de setembro de 1988 da revista Playboy.
As fotos de Andréa Veiga foi publicado menos de um ano depois do polêmico ensaio de Luciana Vendramini, capa de dezembro de 1987. Na época, as paquitas ficaram bravas por Vendramini associar seu ensaio com a imagem de assistente de Xuxa.
Com Andréia não teria rolado conflito uma vez que ela já tinha deixado o programa infantil. Apesar disso, a chamada da revista trazia os dizeres: "A melhor ninfeta do Xou da Xuxa".
Imagem: ReproduçãoAndréa Veiga foi capa da Playboy em setembro de 1988
Programa infantil na concorrência
Após deixar o Xou da Xuxa e posar nua para a Playboy, Andréa Veiga chegou a apresentar o programa infantil Pintando o Sete, na TV Record, dirigido por Fafy Siqueira. A atração estreou em novembro de 1988 e seguiu na grade da emissora até o fim de 1989.
O programa de auditório misturava quadro de brincadeiras, atrações musicais e exibição de desenhos animados. A atração não concorria diretamente com o Xou da Xuxa, que fazia parte da grade matinal da TV Globo. O programa comandado por Andréa Veiga ia ao ar de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.
Imagem: Reprodução/YouTubeAndréa Veiga foi apresentadora do programa infantil "Pintando o Sete", na TV Record, no fim da década de 1980.
Volta de Andréa Veiga para a TV Globo
No início da década de 1990, Andréa Veiga voltou a trabalhar na TV Globo e focou em sua carreira como atriz. Ela participou das novelas Gente Fina (Globo, 1990) e Salomé (Globo, 1991) e, depois, retomou o trabalho com Xuxa aconteceu em 1992, quando foi repórter do Xou da Xuxa.
Entre 1999 e 2002, teve a função de repórter de atrações como Xuxa Park e Planeta Xuxa. Com o fim da parceria entre a apresentadora e a diretora, Andréa não realizou novos trabalhos com Xuxa na TV.
Imagem: TV GloboAndréa Veiga, como Carmem, na novela "Salomé" (Globo, 1991)
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook