Lançando livro, Maria Cândida fala de crise da meia-idade e renascimento nos últimos anos

22/07/2023 10h16


Fonte O Globo

Imagem: Reprodução/Instagram  Maria Candida (Imagem:Reprodução/Instagram ) Maria Candida

Aos 52 anos, a jornalista e apresentadora Maria Cândida se considera uma "ativista da maturidade". Ela lançou recentemente o seu segundo livro, o "Geração ageless: Lobas", baseado em sua própria jornada dos 40 aos 50 anos. Em entrevista ao site, a autora fala sobre os motivos que a levaram a escrever:

— Tive a famosa crise da meia-idade. Eu me sentia velha, de forma pejorativa. Me vi nesse lugar e não sabia como sair dali. Todo esse processo de renascimento aconteceu nos últimos dez anos. No meio dessas mudanças eu saí do meu trabalho formal, terminei meu casamento, houve depressão e uma quebra financeira... Várias coisas aconteceram. Eu me sentia feia, gorda, não gostava do que eu via no espelho. Eu só virei a chave quando comecei a gravar com o celular e me reinventar profissionalmente. O livro foi uma consequência de tudo o que eu vivi junto a estudos sobre envelhecimento e sobre essa fase da vida, em que eu percebi pontos que aconteceram comigo e que vão acontecer com todas as mulheres. Acredito muito no resgate dessa mulher que sente que se perdeu.

Além de escrever livros e falar abertamente sobre as questões da mulher madura na internet, Maria Cândida também levou o assunto para a TV com o quadro "Bem Estar Menopausa", no "Encontro". Ela também está no ar no "Sábado curioso", do "É de casa", onde coloca "essa mulher de 52 anos para fazer coisas que não seriam permitidas", explica.

Ao longo dos seus 30 anos de carreira, a jornalista se perdeu e se encontrou diversas vezes. Ela analisa seu atual momento profissional:

— Eu ouvia tanto "não", mas sentia que ainda tinha tanta coisa para dar. Quando comecei meu trabalho no Instagram (como influenciadora) fui chamada pela Globo. Nesse momento voltei para a emissora onde eu comecei como repórter. Hoje eu me sinto muito livre, mas no passado ouvi muitas vezes que "o meu tempo já tinha passado". Este é o melhor momento profissional da minha vida, sem dúvida nenhuma. É como se fosse uma amarração de tudo que sempre fui, mas com o poder da minha maturidade. A maturidade te traz uma segurança e um poder que você não tem com 20 ou 25. Porque isso vem das experiências que você passa. Quando você chega até aqui você sabe que não importa o que vai acontecer, você tem certeza de que vai saber lidar com isso.
Imagem: Reprodução/InstagramMaria Candida(Imagem:Reprodução/Instagram)Maria Candida

Com uma forte presença nas redes sociais, Maria Cândida criou uma comunidade de mulheres que querem se inspirar e se informar sobre a menopausa. Mas, como a maioria das pessoas na internet, não está livre dos haters:

— Quando eu faço um post muito posicionado eu recebo de homens e mulheres comentários como: "Você só quer aparecer", "esse cabelo branco está ridículo", "isso é roupa?". Eu falo sobre liberdade sexual, masturbação, vibradores... Apareço de lingerie, de biquíni, de body. Coisas que são provocações para que a mulher veja e pense: "Por que não?".

Solteira, a jornalista afirma que está reaprendendo a se relacionar. Ela foi casada por dez anos com o empresário Oscar Ungarelli, com quem teve Lara, sua única filha. Maria Cândida diz que quer um parceiro, mas em novos moldes:

— Digo que não caso nunca mais, e não é por causa do meu ex. Já me separei há dez anos e sempre fomos amigos. Tive um casamento ótimo. Mas esse formato de relacionamento, de morar junto, não sei se quero isso para mim. Procuro parceiros reais, pessoas que não me vejam como uma ameaça. Não acredito em relações muito duradouras e gostaria de morar em casas separadas. A rotina é algo bem desgastante. Quero viver o melhor da relação, e não o dia a dia. Espero encontrar essa pessoa. Não estou procurando desesperadamente, mas, se aparecer, ótimo. Estou aberta a viver o amor, porque eu mereço. Neste momento tão legal que estou vivendo, eu poderia ser coroada com um amor, de repente.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: maria, mulher, maturidade