José Loreto celebra sucesso em novela e relembra fase conturbada em 2019

09/03/2023 11h19


Fonte Vogue

Imagem: Andre Hawk/ Divulgação  José Loreto (Imagem:Andre Hawk/ Divulgação ) José Loreto

Nossa conversa está marcada para o meia dia de uma segunda-feira. Mas José Loreto pede uma horinha para finalizar as tarefas domésticas e de pai. "Estou com minha filha, de 5 anos, pendurada no meu pescoço e vou dar almoço para ela", explicou o ator. Às 13h15, ele aparece e justifica o "atraso". "Divido a guarda da Bella com a mãe dela (a atriz Débora Nascimento). Ela e eu não temos rotinas, mas nossa menina tem. Vamos nos adaptando. O facilitador é que somos vizinhos de porta. Bella é uma criança muito feliz. Acha o máximo ter duas casas, pais que se dão bem. Tento aproveitar da melhor maneira o tempo, organizando os horários... A vida está realmente corrida desde o início das gravações da novela "Vai na fé". O trabalho é triplicado: canto, danço, atuo. Porém, está sendo uma delícia."

Na trama das sete, escrita por Rosane Svartman, Loreto interpreta o cantor pop Lui Lorenzo, uma mistura de Sidney Magal ("Estive com ele recentemente e pedi licença") com Latino que vem fazendo o maior barulho. "É o personagem que mais me exige em toda minha carreira, e ele chega no momento certo. Estou maduro e tenho bagagem para fazer dar certo", conta o carioca, de 38 anos. "É uma experiência completamente nova. Para algumas cenas, fico até duas horas na sala de caracterização. Pinto os olhos, coloco anéis, brincos, cordões. Lui tem um visual meio andrógino. Está sendo bacana desconstruir a masculinidade."

Loreto admite que vive algo raro na televisão: dois sucessos seguidos, e em um curto espaço de tempo. No ano passado, ele foi assunto nas rodas de conversa com seu Tadeu, o peão "bicho do mato e rústico" de "Pantanal". "Acredita que só tive quatro dias de folga entre uma novela e outra? Fiquei quatro dias na Região Serrana do Rio de Janeiro com minha filha e mergulhei profundamente nesse papel (de "Vai na Fé"). Era muita potência, não podia deixar passar. Engatei no personagem com combustível renovado", diz ele, que gravou ao lado de Ivete Sangalo durante o Carnaval de Salvador. "As cenas ainda não foram o ar, mas cantamos duas músicas: "Não precisa mudar" e "Pool party". Foi uma loucura, um mar de gente. A galera me abraçou. Ivete cuidou de mim, me dirigiu. Foi uma ação criada pela produção da Globo, mas ela embarcou de primeira no projeto. Voltei da Bahia encantado. Ivete é uma grande inspiração. Estou amando essa fase. Eu me considero um cantor frustrado. Estou me realizando, me divertindo à beça."
Imagem: Andre Hawk/ DivulgaçãoJosé Loreto(Imagem:Andre Hawk/ Divulgação)José Loreto

Analisando sua trajetória, Loreto afirma que Lui Lorenzo é consequência das escolhas que fez ao longo de sua caminhada. Apesar de estar na TV desde 2005, quando interpretou Marcão em "Malhação", o ator só estourou em 2012, em "Avenida Brasil". Na sequência, integrou a bancada do programa "Amor e sexo" ("Ali, era eu, de verdade, sem qualquer máscara de personagem"). Mas, para ele, o divisor de águas foi o filme "Mais forte que o mundo", no qual viveu o ex-lutador de MMA José Aldo. "Passei a ser respeitado no meio", observa. "Também seria Sidney Magal nas telonas, mas as gravações foram adiadas por inúmeras questões e abri mão do papel para estar em "Pantanal", um marco na história da teledramaturgia. Mas o mundo dá voltas e agora posso homenagear essa figura incrível em "Vai na fé". Considero um presente."

Os acertos da carreira não impediram que o cancelamento viesse. Em 2019, durante a novela "O sétimo guardião", o ator foi parar no olho do furacão depois de ser noticiado um suposto caso extraconjugal. Todas as partes envolvidas negaram os boatos; entretanto, Débora e Loreto se separaram. "Foi meu período mais difícil. Achei que minha carreira iria acabar. As marcas não estavam mais me procurando, pessoas estavam me cancelando e ninguém me escutava. Tanta gente saiu machucada... Escolhi me calar e receber a culpa pela mágoa de todos. A situação era para ter sido resolvida no íntimo, mas as coisas não aconteceram assim. Eu sei o que é real. Cheguei a escrever sobre o assunto nas redes sociais, mas fui completamente ignorado. Decretaram que eu havia traído, me pintaram como algo que eu não era. Deixei quieto e segui trabalhando. Fui crescer e costurar a colcha de retalho que era minha vida. Superei as mentiras e o Tadeu, de "Pantanal", me recolocou numa posição de destaque."

No começo do ano, antes da estreia de "Vai na fé", Loreto voltou aos holofotes com anúncio do término do namoro com influenciadora e ex-BBB Rafa Kalimann. "Algumas relações têm começo, meio e fim. Colocamos um ponto final para que nossa história não se tornasse infeliz. Mas não teve traição. Decidimos seguir caminhos opostos, mas que podem se encontrar lá na frente. Estou trabalhando muito, está complicado ser um bom namorado. Aliás, estou sem beijar na boca, quase em abstinência", comenta o ator.

Logo depois de nossa conversa, Loreto encararia mais um dia cheio de gravações, mas aproveita a oportunidade para se declarar outra vez para sua filha. "Bella me ajuda a arrancar minhas raízes machistas, essa armadura que me foi colocada desde sempre. Ela me maquia, dançamos. Não existe aquele papo: isso é de menino, isso é de menina. Existem coisas de criança e pronto. É um amor tremendo."


Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: novela, personagem, loreto