Paulo Vitor lidera, mas perde na reta final etapa de triatlo para Arthur Farias

06/07/2015 16h20


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Reprodução/FacebookClique para ampliarPaulo Vitor no trecho de corrida.(Imagem:Reprodução/Facebook)Paulo Vitor no trecho de corrida.

O triatleta Paulo Vitor deixou escapar, nos últimos dois quilômetros do trecho de corrida, o título da primeira etapa do Campeonato Piauiense de Triatlo disputado este domingo na cidade de Luís Correia, no litoral do Piauí. Forte na natação, Paulo abriu vantagem de quase 1 minuto nas águas da Praia do Coqueiro.

A transição para o trecho de bicicleta assegurou a liderança provisória na categoria geral (elite). Contudo, uma dor inesperada na região abdominal tirou as chances de um possível título. Arthur Frias ficou em primeiro no pódio, seguido de Edinaldo Uchoa e Paulo Vitor.

- Sobre a minha prova foi 99% excelente. Fiz uma excelente natação com tempo de 8min50s. Junto com meu amigo Edinaldo Uchoa, mas, logo na transição para o ciclismo, eu consegui abrir uma boa diferença de 1min. Assim, fiz o pedal na frente sempre, sendo alçado pelo Luciano Uchoa outro grande triatleta que tem como forte o ciclismo. Acabamos chegando juntos na transição para corrida. Logo na corrida, sai bem na frente, 20seg do 2º lugar. Até aí tudo bem, mas, logo nos dois quilômetros (finais), senti forte dor abdominal devido à mecânica respiratória descompassada (ou desviada), parei e fiquei tentando passar a dor já que não conseguia correr. Foi aí que Edinaldo e Arthur chegaram e assumiram a ponta, ficando assim até o final – relata Paulo Vitor.

Campeão da etapa, Arthur Farias ganhou o direito de disputar a Copa Brasil de triatlo que acontece em agosto no Espírito Santo. Embora a ida esteja fora dos planos, o competidor de 23 anos garante ter tirado lições importantes do principal desafio da modalidade em sua terra natal.

- Saiu do jeito que programei. Venho treinando há um mês praticamente. Trabalhamos na prova do jeito que fizemos nos treinos, com as mesmas parciais. Eu sabia que era entrar na área e não deixar aumentar a diferença entre mim e os outros. Não é que a corrida me salvou, mas o conjunto do desempenho em todas as provas. Se não tivesse feito um bom trabalho, não teria vencido. As provas de triatlo hoje em dia se decidem na reta final – confessa o campeão.

O Campeonato Piauiense de triatlo é divido em quatro etapas, sendo duas de triatlo (natação, bicicleta e corrida) e outras duas de duatlo (corrida e bicicleta).

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local