Caic vence quatro jogos e termina Jogos da CPLP com vice-campeonato

22/07/2016 16h46


Fonte Globoesporte.com

Participando pela primeira vez da 10ª edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado na Ilha do Sal, em Cabo Verde, no ginásio de esportes do Centro Poliesportivo da cidade de Aspargos, o Caic Balduíno, que representava o Brasil na competição, ficou com o segundo lugar ao vencer Angola por 27 a 22. Mesmo com dificuldades por não conhecer o nível técnico e tático das seleções que participavam da competição, o Caic se superou diante de times que não representavam a mesma faixa etária. Além do Brasil, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola disputavam a competição.

- Inicialmente, vim com o intuito de ser campeão. Contudo, no congresso técnico, descobrir que eram seleções de países. Descobri que o nível era mais forte, então foi um bom resultado. A escola do Caic venceu seleções, estou feliz por termos ganhado de várias seleções - comemorou o técnico Giuliano Ramos.

Imagem: Arquivo PessoalClique para ampliarCaic Balduíno nos Jogos da CPLP.(Imagem:Arquivo Pessoal)Caic Balduíno nos Jogos da CPLP.

Na primeira partida a ansiedade, o cansaço da viagem, a mudança climática e a falta de experiência na competição foram os adversários dos piauienses, mesmo assim conseguiram vencer os anfitriões da CPLP, Cabo Verde, por 32 a 28, merecendo destaque Natan Mikael Pereira, autor de 10 gols do time.

Contra Portugal, a situação era difícil e o maior entrave, segundo o treinador Giuliano Ramos, eram as peças de reposição que a seleção utilizou. O Brasil não tinha peças, o que fez o elenco cansar.

Além disso, o time lusitano era fisicamente mais forte e não era uma equipe escolar. Com isso o cansaço foi o vilão na partida, e o time brasileiro perdeu por 32 a 22.

- No primeiro tempo jogamos bem. Perdemos o primeiro tempo com uma diferença de um gol. No segundo tempo a seleção portuguesa era uma seleção, forte e eles trocaram alguns jogadores. Como não tínhamos as trocas ficamos com a mesma equipe. Foi bom por que estamos com uma equipe escolar em uma competição com seleções – analisou Giuliano Ramos.

A terceira partida foi disputada contra Moçambique, perceptível pelo placar apertado, no qual o Brasil venceu por 19 a 18, resultado conseguido pela diferença conquistada no primeiro tempo. No intervalo, o resultado parcial era de 9 a 7, o que faria o Caic administrar e consolidar a vitória.

Contra São Tomé e Príncipe, o time que estava adaptado ao ambiente, conseguiu manter o ritmo e se impôs em quadra, determinando jogadas e finalizações. Mesmo assim, apresentaram erros de ataque que poderiam ter tornado o placar mais elástico, finalizado em 25 a 21.

Devido à derrota contra Portugal, o Brasil não tinha como disputar a primeira colocação, mas podia ficar com o vice-campeonato, e a partida seria contra Angola. Com ânsia e superação, a busca pela segunda colocação era visível e os garotos comandados por Giuliano Ramos conseguiram ganhar por 27 a 22.

- Jogaram melhor e com um desempenho melhor. Conseguimos dominar a partida do início ao fim. Conseguimos a vitória. Consequentemente somos vice-campeões da competição. A escola venceu as seleções – analisou Giuliano Ramos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: equipe, partida, time