Vacina pentavalente deve chegar a Teresina em outubro, informa FMS

02/09/2019 14h45


Fonte G1 PI

A vacina pentavalente está em falta e só tem previsão para voltar aos postos de saúde de Teresina em outubro, segundo informações do Ministério da Saúde. A falta da proteção tem preocupado as mães, mas a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que não pode fazer nada sobre a situação, já que a vacina está em falta no país inteiro.

A diretora de vigilância da FMS, Amariles Borba, informou que o problema aconteceu devido ao lote de vacinas importado da Índia não ter passado no controle de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"As vacinas no Brasil são importadas tanto da índia como de países da Europa e no ano passado já ocorreu uma variação na qualidade da vacina então foi retida. E agora essas doses, 3,5 milhões, que chegaram no laboratório vindas da Índia, não passaram no controle de qualidade da Anvisa, não podendo ser distribuída para os estados e municípios",
informou.
Imagem: Gustavo DuarteVacina pentavalente está em falta.(Imagem:Gustavo Duarte)Vacina pentavalente está em falta.

Vacina garante proteção
A vacina pentavalente protege contra o tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e contra uma bactéria chamada influenza B, que causa meningite, otite e pneumonia. Segundo a diretora Amariles, o número de casos envolvendo essas doenças diminuiu muito, mas ela alerta aos pais sobre a importância de outras vacinas que devem ser tomadas no início da vida da criança.

"Nós precisamos alertar as famílias que mesmo faltando a pentavalente ainda existem três vacinas que são necessárias serem feitas, são a rotavírus que é oral, que protege contra uma diarreia grave, a vacina pneumocócica que protege contra 10 tipos da bactérias chamada pneumococo e a vacina contra a poliomielite injetável, que é a vacina salk, portanto não deixe de comparecer às salas de vacina para você proteger seu filho contra essas doenças",
disse.

Segundo documento enviado pelo Ministério da Saúde, a previsão é de que em outubro os postos estejam abastecidos com a vacina.

"Pelo documento que foi enviado no dia 21 de agosto, a previsão é que em outubro devemos estar abastecidos. Para isso é preciso que a vacina chegue a Teresina até o dia 30 de setembro então nós estamos aguardando mais notícias do Ministério para podermos informar toda a população quando chegar a vacina",
informou Amariles.
Imagem: Lucas Marreiros/G1 PIAmariles Borba fala sobre falta de vacina pentavalente.(Imagem: Lucas Marreiros/G1 PI)Amariles Borba fala sobre falta de vacina pentavalente.

A nota técnica do Ministério da Saúde informou que esse é um problema que está atingindo todo o país. Segundo a diretora Amariles, não há nenhum prejuízo para quem já tomou a primeira dose e precisa tomar a segunda.

"O prejuízo não existe porque o calendário nacional de imunização nacional do país é muito grande, é o único país que tem tanta vacina e de graça, então o prejuízo não é enorme porque nós esperamos que em outubro volte a ter a vacina pentavalente",
informou.