Strans avalia nova integração de forma positiva, mas usuários reclamam

17/01/2015 12h20


Fonte G1 PI

Imagem: Gil Oliveira/G1Novas regras de integração passaram a valer neste sábado (17).(Imagem:Gil Oliveira/G1)Novas regras de integração passaram a valer neste sábado (17).

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) avaliou neste sábado (17) as primeiras horas de implantação do novo sistema de integração como positivo, mas os usuários demonstraram desconhecimento sobre o assunto. “Peguei dois ônibus e paguei duas passagens porque a linha do ônibus que tomei não tem integração. Para mim não mudou nada”, disse a usuária Lucimar, que pegou duas conduções para chegar ao bairro Parque Piauí, na Zona Sul.

Para Vinicius Rufino, chefe de fiscalização de transporte da Strans, o novo sistema funcionou sem transtornos nas primeiras horas e disse ainda que o desconhecimento inicial sobre as regras é normal, mas que a Prefeitura de Teresina irá divulgar um material publicitário explicando a nova integração.

“Nossa avaliação de modo geral por enquanto é positiva. Verdade que existe um dificuldade da oferta de informações dos próprios operadores, mas é pouca coisa. Nós passamos um material para Secretaria de Comunicação e nos próximos deve ser divulgado um informativo mais detalhado de como o usuário deve usar o sistema”,
disse Vinicius.

Perguntado se esse material já não deveria estar circulando, já que o novo sistema de transporte já entrou em vigor, o chefe de fiscalização da Strans afirmou que um problema logístico atrapalhou a divulgação do informativo. “Esse atraso se deu por questão de logística mesmo, mas o material gráfico deve estar nas ruas nos próximos dias”, afirmou Rufino.

O presidente da Associação dos Usuários de Transporte Público e Moradores, José Borges de Sousa, afirmou que o usuário está esperançoso e ávido por melhorias, mas sem conhecimento sobre as novas regras. “Estive na Strans e cobrei a divulgação de uma forma mais intensa, cobrei a entrega de panfletos para que todos pudessem entender como as coisas mudaram, mas não foi feito. Todos torcem por um transporte de melhor qualidade, mas a maioria não está sabendo de nada”, contou.

A partir deste sábado, a matriz do sistema de integração do transporte coletivo da capital foi ampliada. Até essa sexta-feira, 65 linhas integravam o sistema; com a entrada em serviço dos consórcios que venceram a licitação das empresas que iriam operar o sistema, 97 linhas passam a realizar integração.

Novo sistema
Com a integração, o usuário poderá pegar dois ônibus utilizando apenas uma passagem. Para isso, bastará adquirir o cartão de integração ao custo de R$6,30, em qualquer um dos postos do Setut, distribuídos em todas as regiões da cidade. Com o cartão, as recargas podem ser realizadas, possibilitando o uso da integração.

Existem três tipos de cartões eletrônicos: o vale transporte eletrônico, para o trabalhador, o cartão eletrônico estudante, para os estudantes e a terceira opção para as demais pessoas, que é o cartão expresso.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook