Setut entrega relatório dos custos com gratuidades e impactos para retorno da circulação dos ônibus

18/09/2021 08h01


Fonte G1 PI

Imagem: Magno BonfimOs usuários continuam sendo prejudicados no impasse entre empresas e prefeitura.(Imagem:Magno Bonfim)Os usuários continuam sendo prejudicados no impasse entre empresas e prefeitura.

Os empresários do setor de transporte coletivo de Teresina protocolaram, nesta sexta-feira (17), na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), o documento com a informações sobre a planilha de gratuidades, impactos financeiros e perspectiva de cronograma das ações para o retorno de 100% da circulação de ônibus na capital, desde que a prefeitura estabeleça um auxílio aos custos.

De acordo com a consultora jurídica do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e do Consórcio SITT, Naiara Moraes, o relatório leva em consideração as gratuidades transportadas (estudantes, integração e categorias) referentes aos meses de janeiro a agosto de 2021.

“Também encaminhamos uma perspectiva de cronograma, tão logo se estabeleça o auxílio do Município. As gratuidades transportadas são um parâmetro inequívoco e temos esperança de que seja referendado para a construção do auxílio financeiro ao sistema de transporte coletivo", disse Naiara.

A consultora jurídica disse que as planilhas repassadas serão analisadas por técnicos do Setut e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) conjuntamente em uma reunião na próxima semana e somente depois disto, terão os valores a serem pedidos à prefeitura, tanto dos custos de janeiro a agosto, quanto do auxílio mensal para o retorno da circulação total.

“Os custos ainda não foram divulgados pois teremos uma reunião na segunda-feira para confirmar entre os técnicos do Setut e Strans essas quantidades de gratuidades frente ao Sistema. O auxílio mensal estimado será a média desses recursos levantados, do que foi transportado de janeiro a agosto desse ano”, explicou Naiara Moraes.

Ela comenta ainda sobre as negociações contratuais e de subsídio. "As demais discussões de contrato, como repasses e outros valores, continuarão em tratativas, ao mesmo tempo em que se busca uma solução para a retomada dos serviços a partir desse termo de compromisso. Os consórcios e as empresas reafirmam que não abrem mão de direitos assegurados por contrato", conclui a representante do Consórcio SITT.

Strans

Ao G1, a assessoria da Strans informou que os técnicos do órgão estão avaliando o documento e só depois deverão se pronunciar sobre o assunto.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook