Polícia resgata mais de 10 cães trancados sem água e comida em Teresina; um morreu

05/01/2021 15h00


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPolícia resgata quase 15 cães trancados sem água e comida em Teresina.(Imagem:Reprodução)Polícia resgata quase 15 cães trancados sem água e comida em Teresina.

A Polícia Ambiental resgatou 12 animais na manhã desta terça-feira (5) de uma residência no bairro Matinha, Zona Norte de Teresina. Segundo a polícia, o responsável pelos animais foi preso em flagrante e os cães foram encontrados sem comida, sem água e expostos ao sol e à chuva.

Segundo a polícia, o proprietário é um homem que teria viajado para o litoral do estado deixando os animais abandonados. Nessa segunda-feira (4), ele foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina, após uma denúncia anônima feita no domingo. O nome dele não foi informado.
Imagem: Reprodução/TV ClubeAnimais resgatados serão encaminhados ao Lar do Nando, em Teresina.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Animais resgatados serão encaminhados ao Lar do Nando, em Teresina.

Contudo, apenas nesta terça-feira foi possível realizar o resgate, garantindo que os animais teriam para onde ir. Além da magreza extrema de alguns cães, indicativo de que passavam fome, os policiais flagraram muita sujeira, incluindo fezes e urina espalhadas em um terraço.

A situação extrema que chocou os policiais e o protetor Fernando Machado foi a de um cão que morreu no local, do qual os outros estavam se alimentando.

“A gente sempre falava para os donos da casa procurarem um local adequado que pudesse cuidar dos animais, mas nunca nos ouviram. A polícia teve que vir agora pra mudar a realidade desses cachorros”, disse uma vizinha da residência.
Imagem: DivulgaçãoCães abandonados foram resgatados pela polícia em Teresina.(Imagem:Divulgação)Cães abandonados foram resgatados pela polícia em Teresina.

Fernando Machado, responsável pelo Lar do Nando, abrigo de animais que existe há 5 anos em Teresina, vai abrigar os animais inicialmente, até que se recuperem e possam ser adotados e ir para um lar. As pessoas podem procurar para adotar os animais, futuramente.
Imagem: Naftaly Nascimento/G1Cães abandonados foram resgatados pela polícia em Teresina.(Imagem: Naftaly Nascimento/G1)Cães abandonados foram resgatados pela polícia em Teresina.

“Essa situação nos causa muita revolta e nos deixa muito triste. A gente luta 24 horas por dia na tentativa de ajuda e salvar a vida dos animais porque toda vida importa para nós. Agora os animais vão passar por uma triagem, consulta com veterinário e vão ficar de quarentena até que possam estar aptos para a adoção”, disse ele.
Imagem: Naftaly Nascimento/G1Mais de 10 cães foram resgatados pela polícia.(Imagem:Naftaly Nascimento/G1)Mais de 10 cães foram resgatados pela polícia.

A polícia civil vai apurar o caso e o homem pode responder por maus-tratos, crime cuja pena foi aumentada e ele pode ser condenado à prisão, após julgamento. Denúncias podem ser feitas pelo número (86) 9 9514-3417.