MP pede retomada de cirurgias eletivas no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina

17/11/2021 14h34


Fonte G1 PI

Imagem: Laura MouraHospital Infantil Lucidio Portella, Teresina - PI(Imagem:Laura Moura)Hospital Infantil Lucidio Portella, Teresina - PI

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio promotor Eny Marcos Vieira Pontes, expediu recomendação ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, para que seja realizada a retomada das cirurgias eletivas no Hospital Infantil Lucídio Portella. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MP de 16 de novembro.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) ficou de encaminhar um posicionamento ao g1, o que não aconteceu até o fechamento dessa reportagem.

Segundo o promotor, em agosto deste ano ocorreu a inauguração da reforma e ampliação do Hospital Infantil Lucídio Portella, que teve como promessa a ampliação da capacidade resolutiva do hospital. Foram criadas mais duas salas do centro cirúrgico da unidade, que ficou com um total de 4 salas à disposição.

No entanto, no dia 30 de setembro deste ano, o promotor afirmou que foi realizada uma visita de inspeção no hospital e foi constatado que as duas novas salas do centro cirúrgico inauguradas não estavam funcionando, em virtude da ausência de equipamentos e de recursos humanos.

Além disso, as outras duas salas que deveriam estar funcionando, também estão paradas.

“Esta promotoria de Justiça tomou conhecimento da suspensão das cirurgias eletivas do Hospital Infantil Lucídio Portella em virtude de defeito apresentado pelos dois carros de anestesia das duas antigas salas de centro cirúrgico. Um dos referidos carros de anestesia encontra-se totalmente parado aguardando pagamento da empresa de manutenção, devido à ausência de contrato de manutenção”, afirmou o promotor na recomendação.
De acordo com o MP, atualmente estão sendo realizadas apenas pequenas cirurgias e as de urgência, retardando ainda mais a espera de quem precisa da realização das cirurgias eletivas.

“As cirurgias eletivas já haviam sido suspensas anteriormente por conta da pandemia do Covid-19 e das reformas realizadas no hospital, ocasionando o aumento por tempo de espera por procedimento cirúrgico”, afirmou.

O promotor então expediu recomendação, pedindo para o secretário Florentino Neto e ao Diretor-Geral do Hospital Infantil Lucídio Portella, Vinícius Pontes do Nascimento, para que sejam adotadas providências para a contratação de empresa de manutenção para a realização do conserto dos dois carros de anestesia das duas antigas salas do centro cirúrgico e imediata retomada da realização das cirurgias eletivas do hospital, ou, na impossibilidade do conserto, que seja providenciada aquisição dos dois carros de anestesia.

O promotor pontuou a importância da medida, pois "o hospital é o único no estado especializado em pediatria, e no atendimento em alta complexidade, com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS)".

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina