Hemocentro de Teresina solicita doações de sangue durante a Copa

13/06/2014 08h33

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


No dia mundial do doador de sangue, comemorado no sábado, 14 de junho, o atendimento vai ser intensificado no hemocentro de Teresina. A ideia é aumentar estoque do banco de sangue nesse período de festa junina e Copa do Mundo. A supervisora de captação de doadores, Hortência Rocha, explica que o hemocentro registrou uma diminuição nas doações de sangue, devido às festividades.

De acordo com supervisora, a recomendação do Ministério da Saúde é que órgãos aumentem as doações em pelo menos 30%. “Precisamos aumentar as doações e fazer campanhas para que as doações aumentem. Neste período, as pessoas procuram menos as doações”, revela Hortência.

Hortência Rocha ainda explica que as doações devem acontecer periodicamente já que o sangue estocado também tem prazo de validade. “Uma bolsa de sangue tem validade de 30 a 45 dias. Por isso, não tem como estocar por muito tempo, além da demanda que é muito alta”, explica.

A supervisora ainda faz um pedido para que as pessoas compareçam no Hemocentro de Teresina e também do interior do estado. “Realizamos as coletas internas e externas, através de campanhas do órgão feitas em empresas, faculdades ou outras instituições”, informa Hortência.

Sobre os doadores, Hortência explica que as pessoas entre 16 e 69 anos podem doar. “Para os menores, com idade entre 16 a 18 anos, é preciso um termo de conscientização do responsável e mais uma xerox de sua carteira de identidade. Já para os com idade entre 16 e 69 anos, não há restrições. As mulheres podem doar até três vezes por ano e os homens quatro vezes”, explica a supervisora.