Funcionários do Hospital de Urgência de Teresina relatam superlotação e falta de materiais e medicam

08/02/2023 14h31


Fonte G1 PI

Imagem: José MarceloClique para ampliarHospital de Urgência de Teresina (HUT)(Imagem:José Marcelo)Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está superlotado nesta quarta-feira (8). Segundo funcionários do local, alguns pacientes estão tendo que ser acomodados nos corredores por falta de espaço nas enfermarias. Os profissionais relatam que o hospital está sem insumos básicos, como luvas e medicamentos. A direção realiza reunião para tratar das denúncias e informou que deve se manifestar ao fim do encontro.

A direção do HUT informou que se reuniu com representantes da Fundação Municipal de Saúde e da Prefeitura de Teresina para tratar do desabastecimento de insumos no hospital, e deve se manifestar após o fim do encontro.

Um funcionário do hospital, que pediu para não ser identificado, contou ao g1 que desde a terça-feira (7) os profissionais estão tendo que racionar materiais como luvas e aventais, medicamentos e ataduras. Ainda segundo o mesmo funcionário, o lugar está lotado e há pacientes ocupando três corredores do hospital.

Os funcionários relatam ainda que o hospital não tem alimentos suficientes para fornecer refeições para todos os pacientes, profissionais e acompanhantes.

Uma das enfermarias, com capacidade de 59 leitos, teve que acomodar 98 pacientes. 40 deles foram para os corredores. No final da manhã de quarta, 21 deles receberam alta e as vagas abertas foram ocupadas pelos que esperavam no corredor.

Os profissionais relatam ainda que estão trabalhando mesmo sem os equipamentos, para tentar salvar os pacientes. A técnica em enfermagem Tauana Lira comentou que, nesta terça (8), teve que intervir para ajudar um paciente em uma parada cardíaca sem usar um avental descartável, equipamento que serve para proteger o profissional.

"Por volta das 8h45 tivemos um paciente com parada cardiorrespiratória, e tivemos que atender apenas com a luva de vinil, sem avental descartável, porque a farmacia não tinha para disponibilizar", disse Tauana.
Membros do Conselho Municipal de Saúde estiveram nesta manhã no HUT. O conselheiro Antônio José da Cruz, a situação pode causar o fechamento do hospital. Ainda segundo o conselheiro, o problema de falta de insumos nos hospitais "é antigo e tem aumentado, ficado ainda pior".

"Há um risco [de fechamento do HUT], por tudo que tem acontecido, ultimamente. Mas é possível que, conversando com a FMS, vamos trabalhar a possibilidade disso não acontecer. Porque o fechamento do hospital seria danoso demais para a população de teresina e do Piauí como um todo", disse o conselheiro.