ELMANO consegue liminar e volta a ser prefeito de Teresina

30/04/2011 07h56


Fonte 180graus

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarElmano mantido prefeito, sob efeito de liminar(Imagem:Divulgação)Elmano mantido prefeito, sob efeito de liminar

Através da sua assessoria jurídica, Elmano Ferrer (PTB) conseguiu uma liminar e foi mantido como prefeto de Teresina, um dia após ter sido cassado em decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Antonio Lopes. O juiz Jorge Veloso, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), aceitou o pedido e concedeu liminar nos moldes da ação de outubro de 2010.

Quem confirmou a informação ao 180graus foi o secretário municipal de Governo João Henrique Sousa (PMDB). Ele disse que estava dando entrevista ao programa 'Jornal Cidade Verde', da TV Cidade Verde, apresentado pela jornalista Eli Lopes, quando ainda na bancada, por volta das 19h20, foi informado que a liminar havia sido concedida.

"A Eli (Lopes) foi quem deu em primeira mão. Quentinha, quentinha. A sorte é que deixei meu telefone celular nos estúdios porque estava aguardando o Moacir Leal (advogado do prefeito Elmano Ferrer) confirmar. Foi quando tocou e fomos informados da novidade. Agora o prefeito Elmano Ferrer segue no mandato até que sejam discutidos os méritos do processo. Estamos felizes com a decisão", disse João Henrique.

PARA ENTENDER O CASO
Foi publicado no Diário Oficial do TRE-PI O Juiz da 1ª Zona Eleitoral, Antonio Lopes de Oliveira, havia julgado procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 51764-37.2008.6.18.0001 ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral que pedia a cassação do diploma dos eleitos nas Eleições 2008, Sílvio Mendes, do PSDB (prefeito na época) e Elmano Ferrer, PTB (vice).

Segundo a denúncia do Ministério Público Eleitoral, aceita pelo juiz Antonio Lopes, na gestão Silvio Mendes foram realizadas nomeações irregulares para cargos públicos no período que antecede o pleito eleitoral. São acusados assim de abuso de poder político e econômico. De acordo com a investigação, foram feitas mais de 170 nomeações no período eleitoral. A ação é a mesma que surpreendeu a política local em outubro do ano passado