Cerca de 1.500 presos devem ser vacinados contra a Covid-19 em Teresina

28/06/2021 06h59


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoCerca de 1.500 presos devem ser vacinados contra a Covid-19 em Teresina.(Imagem:Reprodução)Cerca de 1.500 presos devem ser vacinados contra a Covid-19 em Teresina.

Após serem incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, cerca de 1.500 detentos de Teresina devem ser imunizados até a próxima semana. As 90 presas da Penitenciária Feminina foram as primeiras vacinadas das unidades prisionais da capital. A aplicação ocorreu na última sexta-feira (25).

Ainda faltam receber a primeira dose os detentos da: Casa de Apoio ao Semiaberto de Teresina (Casa de Albergados), Penitenciária Professor José Ribamar Leite (antiga Casa de Custódia) e Irmão Guiado.

De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), a vacinação no sistema prisional no estado começou neste mês de junho, mas faltava atender as penitenciárias de Teresina. A meta é vacinar 2.500 detentos. Antes dos presos, policiais penais e servidores do sistema prisional já tinham sido vacinados.

A vacina é realizada pelas equipes das secretarias de saúde de cada município. Os detentos das Penitenciárias de Parnaíba, Esperantina, Campo Maior, Altos, Oeiras, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus já foram vacinados.

"Boa parte dos internos das unidades penais do interior do estado já haviam sido vacinados com a primeira dose, conforme deliberação das secretarias de saúde dos municípios. Na última sexta, em Teresina, iniciou-se a vacinação com as internas da Penitenciária Feminina. Acreditamos que nos próximos dias a imunização ocorrerá nas demais unidades como as Penitenciárias Professor José Ribamar Leite e Irmão Guido", declarou o secretário de Justiça, Carlos Edilson.

Segundo a diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Jurema Chaves, algumas unidades prisionais já vacinaram 100% de sua população carcerária. Enquanto outras vacinaram uma parte, pois depende do quantitativo de vacinas disponíveis em cada município para esse público.

"Acreditamos que na próxima semana já temos finalizado essa vacinação em todos os presídios", comentou.

O Piauí tem o segundo maior percentual de detentos que já contraíram Covid-19 desde o início da pandemia: 22,8%. A média brasileira é de 8%. Os dados são do Monitor da Violência, levantamento exclusivo do G1, divulgado em maio deste ano.

Conforme o levantamento, o estado tinha 4.927 presos custodiados em 17 unidades prisionais em 2020, sendo 4.836 presos no Piauí em 2021. Deste total, 1.117 já contraíram Covid-19.

No estado, a Secretaria de Justiça chegou a suspender até mesmo visitas virtuais para conter a disseminação da doença em um dos presídios do estado. O órgão informou que tem tomado todas os cuidados para a prevenção da doença nas unidades prisionais.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook