Sessão solene lembra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
03/04/2017 13h48Fonte Alepi
Atendendo requerimento do deputado Fernando Monteiro(PRTB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira(03) uma sessão solene especial em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que transcorreu no domingo(02) e que foi marcado por uma caminhada na avenida Raul Lopes.Da sessão especial, presidida pelo deputado Themístocles Filho(PMDB), participaram a primeira dama, secretária estadual de Educação e deputada federal licenciada Rejane Dias (que tem uma filha autista); o doutor Benjamim Pessoa, coordenador voluntário do Ceir – Centro Integrado de Recuperação; a presidente da AMA – Associação das Mães dos Autistas do Piauí, Maria Sousa Oliveira; o secretário da Seid, Mauro Eduardo; e a promotora Marlúcia Gomes, representando o Ministério Público Estadual.
Ao usar da palavra para justificar seu requerimento o deputado Fernando Monteiro ficou emocionado ao explicar como ele se envolveu com as mães e demais pessoas que foram agraciadas com a missão divina de cuidar das pessoas com deficiências físicas e mentais. “Deus não escolheria qualquer um para cuidar das crianças autistas. Mães, pais e parentes que têm essa graça são pessoas de bem com a vida, que nunca tem inconformismo”, disse Fernando Monteiro, que disse ter um sobrinho que tem dois filhos autistas e convive muito bem com eles.
Fernando Monteiro também citou os avanços dos tratamentos dos autistas do Piauí, graças à dedicação do governador Wellington Dias e da primeira dama Rejane Dias, que têm uma filha autista.
Criança autista se supera e surpreende
Depois de Fernando Monteiro falaram o doutor Benjamin Pessoa, coordenador voluntário do CEIR, o Centro Integrado de Recuperação; a primeira dama Rejane Dias; a presidente da AMA, professora Helena Lima; o secretário Mauro Eduardo e a promotora Marlúcia Costa; mas quem chamou mesmo a atenção e a comoção de todos foi o pronunciamento da criança autista Gustavo Ibiapina.
Aos 12 anos de idade Gustavo, como a maioria dos autistas, tem dificuldade de comunicação, mas ele foi listando suas preferências durante sua fala; “Gosto de desenhar dinossauros, sei cantar, sou músico e tenho a audição sensível”, disse Gustavo, que também pediu respeito: “Às vezes eu choro, mas não precisa ter medo de mim. Meu mundo é diferente, mas o seu também é”.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook