Piauí decreta situação de emergência em 40 municípios em razão da seca

17/02/2024 11h39


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles decretou situação de emergência, com prazo de 60 dias, a partir dessa sexta-feira (16), em razão das secas no sul do Piauí. O decreto nº 22.756, de 9 de fevereiro, publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE-PI), dispõe sobre a situação climática que leva à estiagem na região do semiárido, abrangendo 40 municípios.

O decreto destaca a estiagem nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), provenientes das estações de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Os municípios atingidos sofrem as ações do fenômeno El Niño e, de acordo com levantamento sistemático, as safras agrícolas ainda não retornaram à normalidade nas respectivas regiões. A carência de chuvas, que até o momento foram ineficientes para reabastecimento, estão levando poços artesianos à chamada "exaustão", que é quando a água proveniente do solo seca.

De acordo com os índices, houve o avanço da seca moderada (S1) e o agravamento da seca, que passou de Moderada (S1) para Grave (S2), de acordo com os indicadores registrados pelos órgãos competentes. Com o decreto, ficam acionados os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Lista de municípios:

Acauã
Alegrete do Piauí
Anísio de Abreu
Avelino Lopes
Belém do Piauí
Bonfim do Piauí
Betânia do Piauí
Campo Alegre do Fidalgo
Capitão Gervásio Oliveira
Caracol
Cristalândia
Dirceu Arcoverde
Dom Inocêncio
Fartura
Francisco Macêdo
Fronteiras
Geminiano
Guaribas
Itainópolis
Jacobina Do Piauí
João Costa Do Piauí
Jurema
Marcolândia
Massapê
Monsenhor Hipólito
Morro Cabeça no Tempo
Padre Marcos
Paulistana
Pavussu do Piauí
Pedro Laurentino
Pio IX
Queimada Nova
Redenção do Gurgueia
Rio Grande do Piauí
São Braz do Piauí
São João da Varjota
São Lourenço do Piauí
Várzea Branca
Vera Mendes
Wall Ferraz

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: decreto, seca, piau?