MDS anuncia R$18 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos

10/04/2015 13h21


Fonte Governo do Piauí

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDA) anunciou a disponibilidade de R$ 18 milhões para investimento no Piauí, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA). A notícia foi transmitida ao governador Wellington Dias pelo secretário Nacional de Segurança Alimentar, Arnoldo de Campos, em audiência no Palácio de Karnak, na tarde da última quinta-feira (9).

O PAA adquire alimentos produzidos na Agricultura Familiar e disponibiliza para cinco mil agricultores piauienses, que devem ser beneficiados com a venda da produção.

Imagem: Jorge Henrique BastosAudiência com o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos.(Imagem:Jorge Henrique Bastos)Audiência com o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos.

Na mesma ocasião, o representante do MDS anunciou a inclusão do Piauí no Programa Cisternas nas Escolas. Até 2016, trezentas cisternas devem ser construídas em unidades de ensino da zona rural, o que corresponde a metade das escolas fora da zona urbana.

O governador apresentou ao visitante as vocações do Piauí, destacando a produção do mel de abelha, de caprinos, ovinos, galinha caipira e caju. Destacou ainda a necessidade de retomada Programa do Leite, uma alternativa de fomentar a bacia leiteira do Estado.

“Precisamos redimensionar ações para salvar algumas cadeias produtivas que foram prejudicadas no período da seca. É prioridade a atenção aos municípios onde a economia é mais atrofiada, onde estão os mais pobres e dar uma atenção focada na educação e qualificação a fim de gerar renda para que essas pessoas não fiquem na dependência do Bolsa Família ou de outros programas sociais”,
explicou Wellington Dias.

Imagem: Jorge Henrique BastosWellington Dias e o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos.(Imagem:Jorge Henrique Bastos)Wellington Dias e o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos.

Arnoldo de Campos falou da intenção do MDS em retirar da situação de pobreza os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“A nova etapa do crescimento passa por a população estar melhor inserida no mercado e ter atividades dinâmicas. Algumas cadeias produtivas, especialmente no interior, podem ser promotoras de inclusão social e ao mesmo tempo gerar riqueza para o Estado. Nós podemos ajudar com políticas que fortaleçam a participação do pequeno produtor nessas cadeias”,
disse Arnoldo.

Participaram ainda do encontro, o secretário da Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebêlo, o secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, a diretora de Segurança Alimentar da Sasc, Rosângela Sousa, e o diretor-geral do Emater, Marcos Oliveira. Toda a equipe foi orientada a elaborar projetos para usufruir o máximo possível dos programas oferecidos pelo MDS.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica