Marcelo será Tesoureiro na nova executiva do MDB com Baleia

15/09/2019 09h07


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSenador Marcelo Castro(Imagem:Divulgação)Senador Marcelo Castro

O Piauí deve ter um lugar de destaque na próxima Executiva do MDB, a ser escolhida em uma convenção sem data definida, mas que acontecerá ainda no último trimestre deste ano. O nome e o lugar já estariam definidos: o cargo é o de Tesoureiro, a ser a ocupado pelo senador Marcelo Castro. A escolha de Marcelo para um dos cargos mais cobiçados, em princípio, integra as articulações em torno da candidatura do deputado Baleia Rossi (SP) à presidência da sigla. Ela também contemplaria o Nordeste e a bancada de senadores.

O MDB tenta se recompor do descalabro eleitoral DE 2018, quando se apequenou bastante. Ano passado, o partido elegeu apenas 3 dos 14 candidatos a governador e conquistou somente 34 vagas na Câmara, contra os 66 de 2014. No Senado, encolheu de 19 para 13 cadeiras. O Fundo Partidário praticamente caiu pela metade, em relação ao ano passado. Daí, o velho MDB tenta agora um nome que passe a ideia de mudança e renovação, passando a borracha em lembranças tais como Romero Jucá, Michel Temer, Pezão, Sérgio Cabral e Eduardo Cunha.

A cúpula (sempre a cúpula) do MDB acredita que Rossi traduziria essa ideia de mudança. Mas há no partido quem enxergue nele simplesmente a continuidade. A candidatura do deputado paulista tem o aval dos caciques novos e antigos. Entre os novos está o governador Ibaneis Rocha (DF), que chegou a pensar no cargo. E entre os antigos estão os governadores Helder Barbalho (PA) e Renan Filho (AL), filhos, respectivamente, de Jáder Barbalho e Renan Calheiros.

Os dois também pensaram no comando da sigla. Mas deixaram para Baleia, um nome de confiança com jeitão de mudança.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: partido, senador, cúpula