Governo retoma mais de 10 obras no Piauí com recursos do BNDES

03/08/2019 09h51


Fonte Ascom

Imagem: AscomClique para ampliarGoverno retoma mais de 10 obras no Piauí com recursos do BNDES.(Imagem:Ascom)

O Secretário do Planejamento, Antonio Neto, anunciou na manhã de ontem (02), que obras importantes como a ampliação das BRs 316 e 343 deverão ser retomadas até o final do mês de agosto. O posicionamento se deu após reunião com a missão do BNDES, realizada na Secretaria do Planejamento, para avaliação do desempenho do Estado em relação ao Proinveste.

O Proinveste é programa do BNDES que financia as principais obras em andamento no Estado, como a ampliação das duas BRs, a adutora do Litoral, a estação de tratamento e a ampliação da avenida Presidente Kennedy. Obras importantes que estavam com problema no andamento.

O secretário aponta como bastante positiva a reunião com a missão do BNDES: “A avaliação do BNDES foi positiva, importante, a equipe veio aqui, fez uma revisão do programa, pactuamos uma série de compromissos financeiros, de prazos e de metas. Agora é retomar as obras e mãos à obra”, comemora.

O gerente do departamento de Gestão Pública de Estados do BNDES, Tomás de Carvalho Rudge, que esteve por dois dias com a equipe do BNDES em Teresina, em visita periódica feita pelo banco, explica que o contrato com o Estado está em sua etapa final: “São 10 obras em execução e a reunião teve o objetivo principal de resolver as últimas pendências técnicas para que haja apenas execução dos projetos aprovados. São projetos rodoviários e de saneamento. A reunião foi bastante produtiva e há uma grande expectativa de que as obras sejam concluídas até no máximo, final do ano que vem”, diz Tomás Rudge.

A superintendente de Orçamento e Operações Externas, Edilene Facundes, considerou importantíssima a vinda da missão do BNDES ao Piauí: “A saída dos recursos do FINISA deu um novo impulso, e a vinda do pessoal do BNDES aqui ajustou com os órgãos a retomada de importantes obras, como a duplicação das BR’s em Teresina, que eles visitaram, e já foram dados os encaminhamentos, e o andamento de outras obras que estavam paradas há muito tempo já foram ajustadas com os órgãos pra que elas sejam retomadas e concluídas brevemente. A previsão inicial é que esse contrato em 2020 seja concluído”, avalia Edilene.

Antonio Neto aponta que, com o objetivo de dar celeridade ao processo foi realizado um trabalho de equacionamento nas obras, permitindo que sejam retomadas: “Nós fizemos um replanejamento dessas ações. As duas BR’s, por exemplo, vão ser reiniciadas a partir do dia 12 de agosto. Vai ser dada uma nova ordem de serviço, com uma nova empresa que ganhou o processo licitatório”, explica.

Em relação a adutora do litoral, Antonio Neto diz que a obra foi equacionada com uma parte do FINISA que estava pendente. “Agora a obra foi retomada para que a gente possa terminar até o final do próximo ano. Em junho devemos concluir a primeira parte que vai até a região de Maramar, Macapá, Camurupim e depois até Cajueiro da Praia”, aponta o Secretário.


Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, obras, andamento