Governo leva capacitação às internas da Penitenciária Feminina de Teresina

27/07/2015 14h19


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Ascom SetreClique para ampliarCaminhão Qualifica Piauí(Imagem:Ascom Setre)Caminhão Qualifica Piauí

A partir desta quarta-feira (29), as internas da Penitenciária Feminina de Teresina passam a receber qualificação profissional nas áreas de Embelezamento e Corte e Costura. A aula inaugural será realizada a partir das 9h, na própria unidade prisional, no bairro Santo Antônio.

Por meio do programa estadual Qualifica Piauí, que capacita os piauienses em caminhões itinerantes, quase 100 pessoas serão beneficiadas e, ao saírem da reclusão, terão uma nova chance de ingresso no mercado de trabalho e de reintegração junto à sociedade.

A ação, pioneira no Estado, é fruto da parceria entre a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, que executa o programa em todo o Piauí, e a Secretaria da Justiça. O trabalho proporciona aos internos do sistema prisional uma expectativa de futuro e a oportunidade de um recomeço após o cumprimento da pena.

“O nosso objetivo é a humanização dessas pessoas, que precisam ser ressocializadas após o cumprimento de suas obrigações com a justiça e a capacitação é a porta de entrada para sua inserção no mercado de trabalho. É dessa forma que conseguiremos diminuir os índices de violência”, destaca o secretário do Trabalho, Gessivaldo Isaías.

O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, acrescenta que, por meio do programa, o Governo já capacitou 46 internos da Colônia Agrícola Major César Oliveira e agora contempla o público da Penitenciária Feminina de Teresina. “Queremos avançar nas políticas de ressocialização e estimular cada vez mais cursos de capacitação nas unidades prisionais do Estado. Assim, conseguiremos diminuir a reincidência e a sociedade vai se beneficiar com isso”, ressalta Daniel Oliveira.

“Essas pessoas merecem uma chance de refazer a vida longe da criminalidade e, para isso, as empresas contratantes precisam abrir os braços para este público. A qualificação aliada à lei, de minha autoria, que determina a reserva de vagas de emprego aos egressos do sistema prisional será um grande trunfo para tal realidade”, ressaltou o secretário Gessivaldo Isaías.

Além dos cursos, que terão duração de 22 dias úteis, dentro do caminhão serão ainda ofertados os serviços de expedição da Carteira de Trabalho, solicitação do Seguro-Desemprego, cadastro no Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine) e na Agência de Empreendedorismo de Teresina (AgE).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook