"Eu Não Ando Só": vídeo educativo orienta mulheres no Carnaval

17/02/2026 10h44


Fonte Ascom

"Eu Não Ando Só": vídeo educativo orienta mulheres no Carnaval

Com as festividades carnavalescas, o bloco Advocacia Unida na Folia, em uma iniciativa estratégica com a Comissão da Mulher Advogada, através da OAB Subseção Floriano, lançou um vídeo educativo em apoio a campanha "Eu Não Ando Só". 
 
A ação tem como objetivo central conscientizar foliões e foliãs sobre o combate à violência, ao assédio e à importunação sexual durante o período festivo.
 
Através de um vídeo educativo e informativo, a campanha destaca as diferenças jurídicas entre a paquera consentida e o crime de importunação sexual (Lei 13.718/18), além de oferecer orientações práticas sobre como as vítimas e testemunhas devem proceder em casos de abusos.
 
"Nosso objetivo é garantir que a alegria do Carnaval não seja ofuscada pelo desrespeito. A advocacia se une para lembrar que o corpo da mulher não é público e que a rede de proteção deve ser fortalecida por todos", afirma Dra. Josylânia Teles, vice-presidente OAB Subseção Floriano.
Imagem: Reprodução/InstagramBloco Bloco "Advocacia Unida na Folia" apoia a campanha contra o assédio no Carnaval.
 
Destaques da Campanha:
 
  • Educação Jurídica: Esclarecimentos sobre o que configura crime de importunação.
  • Rede de Apoio: Incentivo à sororidade e ao cuidado mútuo entre as mulheres na avenida.
  • Canais de Denúncia: Divulgação dos meios de contato com as autoridades e delegacias especializadas.

O vídeo da campanha já está disponível nas redes sociais oficiais do bloco e das instituições parceiras, servindo como uma ferramenta de utilidade pública para garantir um Carnaval mais seguro e ético para todas.
 

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano