Vinte e três estabelecimentos são notificados no segundo dia do toque de recolher no Piauí

26/02/2021 14h39


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeFiscalização do toque de recolher em Teresina.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Fiscalização do toque de recolher em Teresina.

Vinte e três estabelecimentos foram notificados por descumprimento de medidas sanitárias em mais uma noite do toque de recolher estabelecido pelo governo do estado para conter o avanço da Covid-19. Ao todo, a Polícia Militar (PM) e Vigilância Sanitária fiscalizaram 409 bares e restaurantes somente na quinta-feira (25).

De acordo com a PM, 991 veículos foram averiguados e 1.815 pessoas foram abordadas e orientadas. Oito Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram lavrados por descumprimento de medidas sanitárias e perturbação do sossego.

De acordo com o subdiretor do Departamento de Comunicação da PM, major Marcos Lima, a segunda noite com o toque de recolher foi mais tranquila.

“No geral, as pessoas cumpriram o decreto e a população recebeu bem as equipes de fiscalização. A chuva forte também foi um fator que contribuiu para que as pessoas se recolhessem em seus lares. Foi uma noite tranquila”, afirmou.

No município de Santa Filomena, no Sul do Piauí, a PM flagrou uma loja de conveniência funcionando após o horário permitido, com aglomeração de pessoas sem máscaras e ingestão de bebida alcoólica. Foi feito TCO e encerramento dos atendimentos da loja.

Fiscalização em Teresina
No segundo dia de cumprimento do novo decreto estadual, a Vigilância Sanitária de Teresina notificou oito estabelecimentos e lavrou quatro autos de infração. Mais de 60 estabelecimentos foram monitorados pelo órgão. Em dois dias de fiscalização, mais de 120 estabelecimentos foram monitorados.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram observados o horário de fechamento – estabelecido para 22h – e também o cumprimento das normas sanitárias, como o uso de máscara por funcionários e clientes, distanciamento social e disponibilização de álcool.

“Nós fiscalizamos não só bares e restaurantes como também trailers, lanchonetes, hamburguerias, academias, todos os ramos de atividade que tem funcionamento noturno”, disse a gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela.

Decreto estadual

O novo decreto estadual, com medidas para tentar conter o agravamento da pandemia da Covid-19 no Piauí, foi publicado na noite de terça-feira (23) e segue até o dia 4 de março.

O toque de recolher institui que fica vedada circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, entre as 23h e 5h.

Atividades não consideradas essenciais ficarão suspensas no fim de semana, a partir de 24h da sexta-feira, dia 26 de fevereiro, até às 5h da segunda-feira, 1º de março, com exceção de serviços considerados essenciais. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pessoas, decreto, medidas