Seis crianças venezuelanas morreram neste ano em Teresina, diz Semcaspi

13/11/2021 08h44


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Segundo Eduardo, há dois anos Teresina recebe venezuelanos e presta assistência a eles. Mesmo com os abrigos, conforme o gestor, essas pessoas sempre estão caminhando por lugares d(Imagem:Reprodução)
O secretário executivo da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Eduardo Aguiar, afirmou nessa sexta-feira (13), em entrevista à Rádio Clube News, que somente neste ano, seis crianças venezuelanas morreram em Teresina.

A última morte foi de uma bebê de 9 meses no Hospital do Buenos Aires, na Zona Norte da Capital, com suspeita de maus-tratos. A mãe tem 13 anos, é venezuelana e chegou na capital no dia 3 de novembro. O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar da Zona Norte e pela Semcaspi.

“Todos os casos têm as mesmas características de crianças com desnutrição, suspeita de maus-tratos [negligência], a não adesão ao tratamento medicamentoso quando é identificado e encaminhado aos hospitais. Dos seis casos, em quatro deles a criança já chega aqui adoecida e a gente encaminha até o hospital, mas mesmo assim a gente tem uma dificuldade em relação ao processo cultural deles”, afirmou.

Segundo Eduardo, há dois anos Teresina recebe venezuelanos e presta assistência a eles. Mesmo com os abrigos, conforme o gestor, essas pessoas sempre estão caminhando por lugares diferentes do município.

De acordo com a secretaria, são fornecidos aos venezuelanos todos os direitos necessários como alimentação, esporte, cultura, lazer e moradia. Ao todo, são 75 famílias distribuídas em três abrigos: CSU Buenos Aires, Emater, em frente ao Parque de Exposição, Piratinga, no bairro Poti Velho.

“Nesse processo de acolhimento, é importante prestarmos cidadania não por meio de esmola, mas encaminhando para os abrigos. A mendicância não é um processo de cidadania. Essa população chega cheia de vícios e nós precisamos ter cautela quanto a isso. A esmola não pode ser dada, o que pode ser dado são encaminhamentos para os serviços”, comentou Eduardo Aguiar.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: eduardo, processo, abrigos