Rio Marathaoan deixa cota de alerta em Barras após redução do nível das águas no Piauí

23/02/2023 08h51


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeRio Marathaoan, em Barras, no Norte do Piauí, está acima da cota de alerta.(Imagem:TV Clube)Rio Marathaoan, em Barras, no Norte do Piauí, está acima da cota de alerta.

Após dois dias em cota de alerta, o nível do Rio Marathaoan, em Barras, a 130 km de Teresina, reduziu. De acordo com boletim emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nessa quarta-feira (22), a cota atual é de atenção, de 3,67 m, isto é, 3 cm abaixo da cota de alerta.

A previsão, conforme o órgão, é que o nível das águas oscile para 3,64 m nesta quinta-feira (23) e permaneça na cota de atenção. Ressaltou, no entanto, que há previsão de chuvas para a região Norte da bacia do Rio Parnaíba.

Por isso, órgãos competentes devem se manter vigilantes quanto as ações de remediação a serem adotadas para populações ribeirinhas, a fim de prevenir eventuais problemas.

Em relação à Barragem de Boa Esperança, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) continua praticando defluência em torno de 400 metros cúbicos/segundos e está com volume útil em torno de 61,62%.

O CPRM informou ainda que a cota atual do Rio Poti não pode ser aferida na estação Fazenda Cantinho, em Teresina, pois o equipamento está em manutenção. Uma equipe deve solucionar o problema nesta quinta-feira (23).
Imagem: Andrê Nascimento/g1  Rio Parnaíba em Floriano, no Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/g1 ) Rio Parnaíba em Floriano, no Piauí.

Confira os níveis dos rios em demais cidades do Piauí:

  • Em Floriano: a cota atual do Rio Parnaíba é de 2,84 m, abaixo da cota de atenção (5,50 m), o nível deve aumentar nesta quinta-feira (23) para 3,24 m, situação de normalidade;
  • Em Teresina: o nível atual do Rio Parnaíba é de 2,87 m, sendo prevista uma redução do nível para 2,76 m, condição de normalidade;
  • Em Luzilândia: a cota atual do Rio Parnaíba é de 2,82 m e deve aumentar para 2,98 m. A situação de normalidade deverá se manter nesta quinta-feira (23);
  • Em Esperantina: o Rio Longá tem cota atual de 4,94 m, deve sofrer pequena elevação nas próximas horas e chegar a 4,98 m, permanecendo em situação de normalidade.
Os dados hidrológicos utilizados no boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas, operada pelo Serviço Geológico do Brasil.

Previsão de chuvas

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hidricos do Estado do Piauí (Semar), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua a induzir chuva de maiores acumulados no Norte, Centro-Norte e parte do Sudoeste.

Previsão do tempo para o Piauí nesta quinta-feira (23)

Região Norte: Nublado e chuva com trovoadas; temperatura máxima: 31ºC
Centro-Norte: Nublado a parcialmente nublado e chuva; temperatura máxima: 32 ºC
Sudeste: Parcialmente nublado com chuva isolada; temperatura máxima: 35 ºC
Sudoeste: Ensolarado a parcialmente nublado com chuva isolada; máxima: 35 ºC
Teresina: Nublado com chuva a qualquer hora do dia;máxima: 29 ºC


Tópicos: chuva, temperatura, alerta