Restaurantes do PI apostam em pratos individuais de comidas típicas para as festas juninas

18/06/2022 10h44


Fonte G1 PI

Com a chegada do mês de junho, os restaurantes estão apostando em pratos individuais de comidas típicas para as festas juninas. Devido ao aumento de casos da Covid-19 no Piauí nas últimas semanas, as pessoas estão aproveitando as refeições juninas em porções individuais.

Segundo o gerente de um restaurante de Teresina, Raimundo Carvalho, a demanda por pedidos individuais de comidas típicas aumentou neste período e os pratos mais pedidos são: paçoca, Maria Isabel, carne de sol e creme de galinha.

"Nosso cardápio já é baseado nas comidas nordestinas, então, vários pratos são procurados. Temos a paçoca, como uma das campeãs de procura, e também a carne de sol na nata, outro prato que sai muito. Para quem está programando e vai precisar fazer suas encomendas, que se antecipem, porque estamos com uma boa demanda, mas ainda temos como atender mais clientes",
afirmou Raimundo.
Imagem: ReproduçãoRestaurantes do PI apostam em pratos individuais de comidas típicas para as festas juninas; Restaurantes do PI apostam em pratos individuais de comidas típicas para as festas juninas; "a paçoca é a campeã de pedidos".

O São João não acontecia de forma presencial há dois anos. Apesar das lives e festivais virtuais da festa, as pessoas ainda não estavam em clima de festa. Agora em 2022, com a diminuição e contenção das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, os nordestinos estão matando a saudade da comemoração mais tradicional do mês de junho.

Um dos pratos mais apreciados e pedidos pelos piauienses é o arrumadinho, acompanhado sempre do creme de galinha, paçoca e Maria Isabel. André Albuquerque, gerente de um restaurante de Teresina especialista em comidas regionais conta sobre a clientela de seu estabelecimento.

"Hoje em dia o pessoal esta preferindo fazer festas em casa, com a família, do que ainda ir para fora. Durante todo o almoço, a pedida é comida junina. Aqui eu vejo pessoas sozinhas que pedem, pessoas que estão chegando de hotéis, e não só da comida junina, mas também da comida tradicional do Piauí"
, explicou o gerente.

Para o público, cliente e pessoas em geral que aproveitam essas comidas, as boas memórias são desbloqueadas por meio da tradicional festa junina. Como é o caso do fotografo João Guimarães que desde de criança se delicia com as comidas típicas e comemorações de junho.

"É muito gostoso, tem sempre muita comida boa. Paçoca, bolo de milho, macaxeira, Maria Isabel... é tudo muito gostoso e traz uma memória afetiva muito grande, porque lembra minha infância", comentou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: tradicional, junina, comidas