Produção quilombola é destaque na II Feira da Agricultura Familiar

25/10/2025 14h08


Fonte Governo do Piauí

A comunidade quilombola Olho D’água dos Negros, de Esperantina, é uma das comunidades tradicionais que marcam presença na II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, que acontece até este sábado (25) no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. A feira reúne mais de 230 agricultores familiares de todo o Piauí.

Para o evento, a comunidade trouxe diversos produtos à base do coco babaçu, como amêndoas, azeites e peças artesanais, além do doce de buriti, realizado em parceria com o projeto Jandaíra, que contém um selo de certificação.
Imagem: Regis FalcãoMaria Grasiele e Ana Karie expõem seus produtos na feira.(Imagem:Regis Falcão)Maria Grasiele e Ana Karie expõem seus produtos na feira.

Maria Grasiele e Ana Karie expõem seus produtos na feira (Foto: Regis Falcão)
Maria Grasiele dos Santos, integrante do quilombo, explica que o selo foi obtido a partir do projeto que reúne mulheres de comunidades de territórios vizinhos para a produção do doce.

“É um projeto que envolve a participação de um grupo de 19 mulheres doceiras. O projeto também integra outras pessoas de diferentes territórios, onde são fornecidos os equipamentos por meio de coordenadores, e elas realizam uma viagem a cada três meses para exposição do produto em Pernambuco, onde é possível obter o selo”, explicou.

Ana Karie dos Santos, do quilombo Olho d’Água dos Negros, afirma que está sendo uma ótima experiência participar pela primeira vez de um evento da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

“Está sendo boa a experiência, nunca havíamos participado antes. Esperamos participar mais vezes para podermos vender nossos produtos, que são: doce de buriti, azeite do coco babaçu, doce de mamão, bijuterias feitas a partir da casca do coco babaçu e amêndoas do coco”, disse.


Doce de buriti produzido por quilombolas é comercializado na feira (Foto: Regis Falcão)
Olho D’Água dos Negros é uma comunidade que trabalha com a produção de doce e artesanato. Contemplado com projetos sociais, a comunidade desenvolve diversas atividades culturais que reforçam a identidade.

“Temos um projeto que envolve o ensino de arte, dança afro, capoeira de quilombo, esporte, oficina de tranças, entre outros trabalhos que reforçam nossa cultura e incentivam o auto reconhecimento”, destacou Ana Karie.

Cerca de 20 quilombolas e indígenas estão comercializando produtos na feira. No total, mais de 230 agricultores familiares, incluindo artesãos e assentados da reforma agrária, participam com alimentos, bebidas e artesanato da agricultura familiar.

O evento encerra neste sábado (25), no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, em Teresina, com o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável”.


Artesanato feito pelos quilombolas de Olho D’Água dos Negros (Foto: Regis Falcão)
II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí

A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí é uma promoção do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento é realizado pelo projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

A feira conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui