Presidente assina convênio que implementa IFPI no Dirceu

06/05/2013 16h08


Fonte ALEPI

O deputado Themístocles Filho (PMDB) assinou na manhã desta segunda (6) o convênio que transfere o Complexo Cultural do Grande Dirceu para o IFPI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), um projeto da Assembleia que leva mais oportunidades de educação para a região. O Complexo Cultural funcionava desde 2009 sob a gestão da Fundalegis (Fundação Humberto Reis da Silveira), da Assembleia Legislativa, e agora terá continuidade com a gestão do IFPI.

Vários projetos de inclusão digital, qualificação para o mercado de trabalho a partir de parcerias com o Sesc, Prefeitura Municipal de Teresina, Fiepi, Senac, Sebrae e Ufpi foram realizados pela Fundalegis durante os últimos quatro anos. O objetivo deste convênio com o IFPI é levar mais educação para aquela região. “Assinamos este convênio por um ano. A Assembleia Legislativa do Piauí transferiu para o IFPI para que esta instituição possa auxiliar a desenvolver ainda mais a educação daquela região”, afirmou Themístocles Filho. Deputado Themístocles Filho assina convênio que implementa IFPI no Dirceu

Este convênio inclui também empréstimo de mobiliário e equipe de apoio. Serão 8 servidores para auxiliar na administração e 3 policiais para garantir a segurança. A Assembleia já havia feito uma reforma no local, onde antes funcionava um CSU, mas que estava abandonado, mesmo assim o Ifpi fez novas obras para melhorar a estrutura do local. “O CSU era um prédio abandonado e Wellington Dias doou para Alepi onde foi possível transformar e fixar o Complexo Cultural. Agora com o IFPI vai melhorar ainda mais e o Dirceu terá uma universidade federal. É um grande passo para a população do grande Dirceu e eu acredito no Instituto Federal do Piauí”, destaca o deputado.

No Complexo Cultural funcionará a sede da Unidade de Educação Profissional de Teresina. “Aproveito para agradecer o empenho do professor Santana e sua equipe, que abraçaram essa ideia”, acrescentou o presidente da Alepi. A transferência do complexo para o Ifpi começou a ser acertada ainda em 2011 entre o Poder Legislativo do Piauí e o Governo Federal. Para isso foram realizadas várias reuniões técnicas nas quais os detalhes da transferência e as necessidades de educação profissional da região do Dirceu foram amplamente discutidas.

“Esta instituição vai contribuir para o crescimento educacional possibilitando o acesso ao ensino superior a muitos estudantes”,
finalizou Themístocles. Participaram desta reunião: o reitor do IFPI Francisco das Chagas Santana, o deputado Marden Meneses, a deputada Margareth Coelho, dentre outras autoridades.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui