Estudante da UFPI é investigado por fazer ameaças de morte a membros da universidade em Floriano
31/07/2025 16h47Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação/UFPI
Campus da Universidade Federal do Piauí em Floriano.

Um estudante de pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano, está sendo investigado pela Polícia Federal por ter feito supostas ameaças de morte a parentes dele e a membros da instituição.
Os policiais federais fizeram, nesta quinta-feira (31), busca e apreensão na residência do estudante e começaram a monitorá-lo com uma tornozeleira eletrônica.
A Justiça também determinou que o investigado está proibido de frequentar o campus da UFPI em Floriano e de ter qualquer tipo de contato com integrantes da universidade.
"Está sendo apurado se foi um ato isolado ou se há um outro contexto. O suspeito está sob tratamento médico, razão pela qual não se pode dar mais detalhes", afirmou a PF.
Em nota, a universidade informou que adotou medidas imediatas para "assegurar a integridade da comunidade acadêmica" e encaminhou o aluno a atendimento psiquiátrico especializado. Confira abaixo:
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que, diante de fatos envolvendo um discente do curso de Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, foram adotadas medidas imediatas para assegurar a integridade da comunidade acadêmica e prestar os devidos encaminhamentos de saúde e apoio ao estudante.
A Administração Superior da UFPI, ao tomar conhecimento da situação, que envolveu relatos e boletins de ocorrência relacionados a possíveis ameaças à comunidade acadêmica, atuou prontamente em articulação com a Diretoria do CAFS, a Coordenação do Curso de Pedagogia e o Núcleo de Assistência Estudantil/PRAEC (NAE). Entre as providências adotadas, o NAE encaminhou o discente para atendimento psiquiátrico especializado.
Também foram expedidos ofícios às seguintes instituições: Polícia Federal, Ministério Público do Estado do Piauí, Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, solicitando apoio urgente para análise do caso e providências que garantam tanto a segurança institucional quanto o cuidado integral à saúde do estudante.
A UFPI reitera que trata o caso com a seriedade e a sensibilidade que a situação exige. Nossa prioridade absoluta é a segurança e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica, assegurando também que o estudante envolvido receba o acolhimento e o tratamento adequados, em articulação com as autoridades competentes.