Piauiense aprovado 15 vezes para medicina dá dicas para o Enem
18/03/2014 12h40Fonte G1 PI
O piauiense Inácio de Sá Bezerra Neto, 17 anos, conseguiu um feito que poucos estudantes atingem. Ele foi aprovado para o curso de medicina em 15 universidades. O jovem natural de Monsenhor Hipólito, cidade localizada a 369 Km de Teresina, contou como alcançou as aprovações e deu dicas para quem se prepara para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. O exame é considerado a porta de entrada para o ensino superior no Brasil.Inácio de Sá Bezerra disse que o sonho de ser médico surgiu ainda quando era criança, mas para tornar as brincadeiras de infância realidade, ele revelou que precisou abandonar o conforto familiar para estudar em outras cidades. “Estudei até o 7º ano em Monsenhor Hipólito, depois fui para Picos e lá cursei o 8º e 9º ano. Quando cheguei ao ensino médio decidi que iria cursar em Teresina. Agora ter sido aprovado em vários vestibulares é o resultado de horas de estudos”, afirmou.
Imagem: Arquivo Pessoal
Piauiense foi aprovado para medicina em 15 universidades.
Piauiense foi aprovado para medicina em 15 universidades.O jovem obteve uma média de 785,16 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) e com esta nota consegui passar no curso de medicina em universidades nos estados do Maranhão, Ceará, Bahia, Paraíba, Macapá, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais. Dentre as 15, Inácio optou por estudar na Universidade Federal no Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina, no Pernambuco. O rapaz contou que a cada resultado uma mistura de surpresa e alegria tomava conta de seus amigos e familiares.
“Minha família sempre me deu muito apoio durante a minha formação como estudante, e, apesar de sempre me incentivar e de acreditar em mim, nunca me pressionou. A cada resultado divulgado, eu me sentia muito feliz e chocado por ter conseguido mais uma vitória. E eles ficavam cada mais orgulhosos pelos meus resultados”, comentou Inácio de Sá.
Esta não é a primeira vez que o estudante é aprovado em vestibulares. Aos 16 anos, Inácio de Sá foi aprovado para os cursos de Biomedicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba e Enfermagem na UFPI de Picos.
Como se preparar
Para os candidatos que ainda irão enfrentar os concursos, o piauiense ressaltou que é importante ter o estudo como hábito, além de muita leitura e persistência. “A dedicação é um elemento fundamental para obter sucesso, e este, com certeza, é muito recompensador. Saber aproveitar o tempo é fundamental. Fazer horários de estudo e ter uma atividade de lazer também fazem a diferença durante a preparação. Sempre prestei bastante atenção nas aulas e procurei revisar as matérias em casa, fazendo muitos exercícios para fixá-las”, destacou.
Inácio de Sá também lembra que essa rotina era diária, e que o foco dos estudos era, principalmente, voltado para as matérias em que encontrava mais dificuldade. “Aquele conteúdo que eu tinha problema para compreender foi o que mais dediquei o meu tempo e foi assim que consegui tirar várias dúvidas”, disse.
Outra dica que o jovem dá aos estudantes que se preparam para fazer o Enem é estar atualizado em relação aos acontecimentos a nível de Brasil e mundo. “A prova do Enem não é aquela que os estudantes estudam somente a teoria, é preciso relacionar o conhecimento teórico com o prático. Há muitas questões sobre acontecimentos diários que você só toma conhecimento se ler jornais e revistas ou se assistir telejornais. Estar informando é um grande passo para fazer uma boa prova objetiva e na redação”, recomendou o estudante.
Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












