Piauí projeta mais de 83 mil vagas em formação técnica e superior

25/11/2025 09h42


Fonte Governo do Piauí

Programa Mais Formação, Mais Renda foi lançado nessa segunda-feira (24) pelo governador Rafael Fonteles e traz a evolução do ecossistema de educação técnica e superior do Piauí.
O Governo do Piauí pretende ampliar e acelerar a oferta de ensino profissional, técnico e superior com o programa Mais Formação, Mais Renda, que prevê um salto significativo no número de vagas. O programa foi lançado nesta segunda-feira (24) pelo governador Rafael Fonteles. A oferta total deve ultrapassar 83 mil vagas até 2030, distribuídas entre cursos profissionalizantes, técnicos, graduação e pós-graduação, além de bolsas integrais pelo ProUni.

O maior crescimento será nas vagas de cursos técnicos oferecidos no Ensino Básico, que registram 159% de expansão entre 2022 e 2025, alcançando 101.854 vagas em 2025. O projeto prevê que 100% das escolas públicas estaduais passem a ofertar Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tanto no Ensino Médio Regular quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Já os cursos profissionalizantes, focados diretamente na formação para o mercado de trabalho, saltam de 8.658 vagas em 2022 para 9.500 em 2025, mantendo crescimento constante. No mesmo período, as vagas de especialização passam de 800 para 1.200, enquanto o número de vagas em mestrado e doutorado cresce de 842 para 1.600 — uma alta de quase 100%.

A graduação também será impulsionada, com 75% de crescimento no número de matrículas nas instituições públicas, somadas às 4.111 bolsas integrais do ProUni, que representam acesso direto ao ensino superior para estudantes da rede pública. A estimativa parte dos 38.876 alunos que concluirão o Ensino Médio Estadual em 2025, dos quais 33.640 vêm de escolas públicas.
Imagem: Gabriel PaulinoO Mais Formação, Mais Renda foi lançado nessa segunda (24) pelo governador Rafael Fonteles.(Imagem:Gabriel Paulino)O Mais Formação, Mais Renda foi lançado nessa segunda (24) pelo governador Rafael Fonteles.

O plano também inclui a interiorização da oferta. Serão novos campi presenciais entre 2026 e 2027, distribuídos em cidades como Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Campo Maior, Paulistana, Piripiri, Simplício Mendes e Bom Jesus, além da expansão de unidades técnicas em microrregiões estratégicas. A expectativa é que mais de 46 mil novas vagas sejam abertas fora da capital, beneficiando 224 municípios.

“A princípio, a Uespi irá ofertar, em 2026, 180 novas vagas em cursos já existentes e em cursos novos, até que a gente chegue em 2030 com algo em torno de 2 mil novas vagas, preferencialmente em bacharelados, ofertados em todo o Estado. Não esquecendo também de fortalecer as nossas licenciaturas, que é a grande vocação da nossa universidade”, destacou o reitor eleito da Uespi, Paulo Henrique Pinheiro.

Entre 2025 e 2030, o planejamento aponta incremento de 379% nos cursos profissionalizantes e 340% nos técnicos subsequentes. Além disso, para os de graduação, a projeção é aumentar em 75% as vagas de cursos presenciais e 21% as vagas EAD. Já as de especialização devem alcançar 237% de aumento e os mestrados e doutorados chegarão a 94%.

O investimento estimado para a execução do programa ultrapassa R$ 750 milhões, com foco em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, incluindo mineração, energias renováveis, programação, gestão e indústria. “Faremos essa expansão robusta, programada já para o próximo ano, mas também apontando o caminho para os próximos anos, para quem não teve a oportunidade de fazer o curso técnico na época do ensino médio, a graduação, tanto com a Uespi, com o PIT e também as instituições federais, como também a parte de especialização, mestrado e doutorado. Várias dessas áreas vão dobrar ou até quadruplicar o número de vagas anuais”, disse o governador Rafael Fonteles.

Essa oferta crescente será permitida pela construção de novos equipamentos de educação. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) terá unidades em Barras, Paulistana, União e Valença. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) terá novos campi em Altos, Barras, Esperantina e Luzilândia. Já o PIT expandirá sua presença em Amarante, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Curimatá, Elesbão Veloso, Floriano, Guadalupe, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Simões e Uruçuí.

Confira as vagas disponibilizadas

Em 2026, serão ofertadas mais de 9.500 vagas em cursos profissionalizantes por instituições do Estado e parceiras, como o Senai, Senac, Senar e Sest Senat. As áreas contempladas são logística, energias renováveis, agro, tecnologia e inovação, turismo e serviços. Os cursos ofertados serão Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção, Assistente de Logística, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Auxiliar de Agropecuária, Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos, Magarefe e Garçom.

Já entre os cursos técnicos, estão: Técnico em Sistemas de Energia Renovável, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mineração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Planejamento e Controle da Produção e Técnico em Controle Ambiental.

A graduação ofertará Bacharelado em Inteligência Artificial, Bacharelado em Geologia, Tecnólogo em Agroecologia, Tecnólogo em Agroindústria, Tecnólogo em Banco de Dados, Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações, Tecnólogo em Jogos Digitais, Tecnólogo em Governo Digital, Tecnólogo em Marketing Digital e Tecnólogo em Gestão de Projetos e Inovação Pública

A especialização, mestrado e doutorado ofertarão cursos em áreas como GovTech, Economia Digital, Agro e Bioeconomia, Indústria Verde, Indústria Mineral, Turismo e Economia Criativa e Saúde e Biotecnologia.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vagas, cursos, gradua??o