Decreto determina que servidores do Estado devem substituir antigo RG pela nova identidade nacional
24/11/2025 15h56Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Divulgação
A atualização é gratuita e pode ser feita em qualquer unidade do Instituto de Cidadania Digital (ICD).
A atualização é gratuita e pode ser feita em qualquer unidade do Instituto de Cidadania Digital (ICD).O Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), orienta todos os servidores públicos estaduais efetivos, comissionados, terceirizados, temporários e inativos a realizarem a atualização da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme estabelece o Decreto Estadual nº 24.080, de 16 de setembro de 2025.
A medida determina que todos os servidores devem substituir o antigo RG pela nova identidade padronizada nacionalmente, que utiliza o CPF como número único de identificação. A atualização é gratuita e pode ser feita em qualquer unidade do Instituto de Cidadania Digital (ICD).
Atualmente, o Instituto de Cidadania Digital conta com mais de 190 Unidades de Serviços Digitais distribuídas em todo o estado, garantindo que os servidores possam realizar a atualização de maneira rápida e acessível. Clique aqui e confira os endereços das Unidades de Serviços Digitais em todo o Piauí.
De acordo com o superintendente do ICD, Marcelo Mascarenha, a atualização é fundamental para modernizar e unificar a base de dados do Estado. “A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento mais moderno, seguro e padronizado em todo o Brasil. A atualização dos servidores é essencial para integrar as bases de dados estaduais, garantir autenticidade das informações e facilitar o acesso a serviços públicos,” destacou.
O decreto estabelece prazos específicos para cada grupo de servidores:
- Comissionados, terceirizados e temporários: até 30 de dezembro de 2025
- Servidores efetivos ativos: até 27 de fevereiro de 2026
- Inativos e pensionistas: até 30 de abril de 2026
Documentos necessários para emissão ou atualização da CIN:
- Certidão de nascimento ou casamento (não manuscrita, legível, sem rasuras e em bom estado de conservação);
- CPF;
- Comprovante de residência.










