Música dos Racionais, racismo, Palestina, diversidade cultural: alunos avaliam primeiro dia de prova

05/11/2023 19h36


Fonte G1 PI

Imagem: Lívia Ferreira/g1 PiauíPrimeiro dia de prova do Enem 2023 em Teresina (PI).(Imagem:Lívia Ferreira/g1 Piauí)Primeiro dia de prova do Enem 2023 em Teresina (PI).

Com páginas coloridas e textos mais objetivos, os estudantes do do Piauí avaliaram as provas de ciências humanas e de linguagens do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado neste domingo (5).

Iara Galvão, de 21 anos, fez o Enem pela terceira vez, e disse que achou a prova de 2023 a melhor porque as questões abordaram mais assuntos de atualidade.

"Ano passado tinha muitos textos e as respostas estavam neles. Já este ano teve mais atualidade: a situação da Palestina, diversidade cultural indígena, a questão dos territórios indígenas também, coisas que aconteceram durante o ano",
comentou a estudante que tenta vaga para o curso de história.

O universitário de filosofia Valdécio Júnior quer uma vaga no curso de engenharia de produção ou na área da tecnologia da informática. Ele avaliou que as questões mais objetivas ajudaram em um bom desempenho na prova.

"A prova em si, as questões objetivas, elas estão bem tranquilas. Elas não foram tão difíceis assim. Eu achei bastante interessante, já do começo da prova, da frase de confirmação, que já começou com o trecho do Racionais. Eu já gostei bastante disso e eles abordaram o tema de racismo na prova. Umas cinco ou seis questões com questões de temas raciais e de diversidade",
comentou.

Magda Costa, 30 anos, pretende uma vaga para o curso de licenciatura em espanhol. Ela contou que os enunciados das questões eram bem menores e mais fáceis de entender do que os anos anteriores.
Imagem: Andrê Nascimento/g1 PiauíLaisse Kawane pretende vaga para o curso de psicologia em Teresina (PI).(Imagem:Andrê Nascimento/g1 Piauí)Laisse Kawane pretende vaga para o curso de psicologia em Teresina (PI).

A Laisse Kawane, de 19 anos, fez o Enem pela segunda vez e saiu da prova bastante confiante na aprovação em psicologia.

"Achei as questões bem fáceis, mais fáceis do que no ano passado. As questões estavam ligadas a atualidades, e por isso foi bem tranquilo",
contou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: enem, prova, vaga