Mais de 600 mil Famílias do Piauí receberão o Bolsa Família em abril

24/04/2024 11h56


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) traz os requisitos para quem participar dos 43 programas sociais do governo federal e a importância de realizarem o Cadastro Único. No Piauí, são 601.971 mil famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família. Para participarem do programa, as famílias deverão procurar os postos de atendimento do Cadastro Único ou por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Segundo a gerente de Transferência de Renda da Sasc, Katiane Gualberto, a família que ainda não possui o benefício poderá procurar o Cras mais próximo de sua casa ou no seu município para fazer o cadastro". Após feito o cadastro, passará por um processo de elegibilidade e se a família possuir o perfil para recebimento do benefício do Programa Bolsa Família, ou seja, famílias de baixa renda com renda per capita de R$ 218 por pessoa, essa aguardará o processo e concessão do benefício”, explicou a gerente.

Ainda, segundo a gerente, existem outros programas que são atendidos pelo Cadastro Único, ao todo 43 programas são disponibilizados às famílias que são cadastradas no Cadastro Único. “ É importante que essas famílias tenham conhecimento e façam seus cadastros, dentre eles: tarifa social de energia, Pé de Meia e Auxílio Gás, explicou Katiane Gualberto. E sobre o Auxílio Gás, ela informou que o pagamento da segunda parcela está sendo feito neste mês de abril, onde 4.900 famílias serão beneficiadas com o valor de R$ 102. O pagamento da próxima parcela será em junho.

Já o pagamento do Bolsa Família começou dia 17 e segue até o dia 30, e é feito de acordo com o NIS, o número de identificação social. Em todo o Brasil são 21 milhões de famílias que recebem o benefício. Neste mês, foram incluídas 120 mil famílias em todo o Brasil.

As famílias que ainda não são beneficiadas pelos programas sociais do governo federal poderão procurar o Cras mais próximo de suas casas para fazer a inscrição no Cadastro Único e conforme o perfil de cada pessoa, ser inserida em um dos programas sociais para receber um dos benefícios oferecidos pelo governo federal às famílias de baixa renda.