Mais de 1,3 mil presos vão fazer a prova do Enem para pessoas privadas de liberdade no Piauí

12/12/2023 10h14


Fonte ClubeNews

Imagem: SejusEnem PPL será aplicado nesta terça-feira (12).(Imagem:Sejus)Enem PPL será aplicado nesta terça-feira (12).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica hoje (12) e amanhã as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa que Inclua Privação de Liberdade (Enem PPL). No Piauí, serão cerca de 1.350 reeducandos das 17 unidades penais que irão fazer a prova.

Ao longo do ano, a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Educação (Seduc) realizaram revisões em todos os estabelecimentos prisionais do Estado nas cidades de Parnaíba, Esperantina, Campo Maior, Altos, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.

“A expectativa é que tenhamos aprovados e que consigam ter êxito para cursarem a educação superior no próximo ano”, ressaltou a gerente de educação básica da Secretaria da Justiça, Virgínia Freitas.

Enem PPL

Neste ano, há 84.169 candidatos no Brasil aptos a fazer as provas, informou o Inep. Nesse caso, o exame é aplicado dentro das próprias unidades prisionais ou socioeducativas. Os órgãos de administração prisional foram os responsáveis por indicar as instituições para a realização do exame.

Aplicado desde 2010, o Enem PPL avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio. A partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação, o exame permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: secretaria, exame, enem