Litoral, cachoeiras, paisagens, rios, sertão... o Piauí em imagens

19/10/2016 08h10


Fonte G1 PI

Com 251 mil metros quadrados, 224 municípios, diversos biomas, um cânion com mais de 100 km, o menor litoral do Brasil, o maior parque arqueológico das Américas, o Rio Parnaíba, a única capital do Nordeste sem praia e o único delta em mar aberto do país, o Piauí é formado por inúmeras peculiaridades que geram imagens incríveis.

Galeria de fotos: litoral, cachoeiras, paisagens, sertão... o Piauí em imagens

Neste dia 19 de outubro, dia do Piauí, o G1 homenageia o estado por meio das fotos do grupo Piauí Photo Clube, uma coletivo de fotógrafos, profissionais ou não, que trocam conhecimento, fotografam pessoas, locais e documentam os quatro cantos das terras piauienses.

Imagem: Raianna Risele/Arquivo pessoalTrilhos em Altos(Imagem:Raianna Risele/Arquivo pessoal)Trilhos em Altos

O servidor público João Rufino, de 54 anos, é um dos fundadores do grupo. Ele conta que 15 anos atrás havia muito pouco na capital relacionado à fotografia e que isso levou alguns amigos se juntarem para falar sobre essa arte.

“Começaram algumas poucas pessoas, depois tudo cresceu e hoje temos cerca de 800 integrantes. Nesses 15 anos fizemos diversos projetos como o Varal da Fotografia (que teve oito edições), o Retrato Solidário, diversos passeios fotográficos tirando fotos de Teresina. Muitos do grupo viajam e fazem fotos de todo o lugar do Piauí”
, disse.

No álbum que ilustra essa matéria, João contribuiu com imagens de cidades como Amarante, Jerumenha, Oeiras, Teresina, Luis Correia e Demerval Lobão; além de registros da exposição Varal da Fotografia, que conta com trabalhos de integrantes do grupo.

“Conheci o Piauí Photo Clube quando estava procurando um grupo que gostasse de fotografia, pois queria aprender mais. Os vi em uma postagem na internet e resolvi entrar em contato. Fui muito bem recebida e hoje posso dizer que os maiores aprendizados que tive no assunto foi com o grupo”,
disse Raianna Risele, desde 2010 no coletivo.

Imagem: João Rufino/Arquivo PessoalIgeja no interior do Piauí.(Imagem:João Rufino/Arquivo Pessoal)Igeja no interior do Piauí.

Em seus portfólio, Raianna faz registros de Teresina, zona rural, São Raimundo Nonato, cachoeiras e morros poucos conhecidos da maioria dos piauienses. “Viajo pelo Piauí inteiro registrando as belezas. Dessas a que mais gosto é o cânion do Rio Poty. É um lugar de beleza ímpar e quase inexplorada”, disse.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui