Governo reabre hospital de campanha em Parnaíba após aumento de casos de Covid-19

12/04/2021 14h03


Fonte G1 PI

Imagem: SesapiHospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima já recebeu pacientes.(Imagem:Sesapi)Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima já recebeu pacientes.

Nesta segunda-feira (12) o hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima, localizado em Parnaíba, começou a atender pacientes que estão fazendo tratamento contra a Covid-19. A medida aconteceu após o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) atingir a lotação de 100% dos leitos para Covid.

A nova unidade de saúde funciona como um anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Foram instalados pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) 20 leitos clínicos e 10 UTIs exclusivas para o tratamento da doença, além da instalação de um tanque de oxigênio que permite um reforço na estrutura do hospital.

"Desde o começo da pandemia o Governo do Estado vem fazendo diversas ações de enfrentamento à doença em Parnaíba. Implantamos o programa Busca Ativa, instalamos barreiras sanitárias, reforçamos os leitos no HEDA, e abrimos a Promédica. Agora a população conta com mais 30 leitos no Hospital Nossa Senhora de Fátima", informou secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A transferência de pacientes para a unidade de saúde já começou na noite de domingo (11). "Uma de nossas primeiras preocupações foi em relação ao oxigênio, visto que em alguns lugares houve crises por falta do produto, então para podermos abrir tomamos a providência de instalação desse tanque", afirmou Florentino Neto.

O hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima foi aberto inicialmente em 2020, mas após uma redução nos casos de Covid, foram desativadas as suas atividades hospitalares, mantendo apenas centro de testagem e ambulatório.

Unidades Covid

A população de Parnaíba e do território do Litoral, conta a partir de hoje com três unidades de saúde voltadas ao tratamento da Covid-19, são elas: Hospital Dirceu Arcoverde, contemplado com 59 leitos clínicos e 28 UTIs; Hospital Promédica, anexo I do HEDA, com 59 leitos clínicos e dois leitos de estabilização e o Hospital Nossa Senhora de Fátima com mais 20 leitos clínicos e 10 Unidades de Terapia Intensiva.

O Estado do Piauí conta hoje com 471 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Segundo a Sesapi, no pico da primeira onda da pandemia, em agosto de 2020, havia 460 unidades instaladas.

Já em relação aos leitos clínicos, atualmente são 1.036 leitos, contra 1.034 na primeira onda, no ano passado.

Casos de Covid no Piauí

Foram registrados, no Piauí, 713 casos confirmados e 36 óbitos pela Covid-19 em 24h, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite de domingo (11).

Os casos confirmados no estado somam 219.366 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.529 e foram registrados em 219 municípios. Do total, 2.589 homens e 1.940 mulheres não resistiram à Covid-19.
 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hospital, leitos, covid