Governo do Piauí lança programa de crédito para micro e pequenas empresas durante a pandemia

21/07/2020 18h33


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoGoverno do Piauí(Imagem:Divulgação)
 O Governo do Piauí lançou nesta terça-feira (21) o Programa Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que tem como objetivo facilitar a obtenção de financiamentos de capital de giro e de investimento fragilizados pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o governador Wellington Dias (PT), o programa terá um aval assegurado de 80% do valor do financiamento para micro e pequenos empresas, além da redução da taxa de juros e do estabelecimento e de apresentar um ano de carência.

“É um parceira do Estado do Piauí e com o Sebrae em que a micro e a pequena empresa que precisa de um capital de giro, de um dinheiro para investimento, pode através do site da Agência de Fomento, ou do Sebrae, com as devidas orientações apresentar um projeto que terá um aval assegurado de 80% do valor do financiamento por este fundo de Aval e com isso reduz a taxa de juros, terá um ano de carência e mais um prazo adequado para o pagamento”, afirmou.

Desse modo, o fundo complementa as garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios junto às instituições financeiras conveniadas. Assim, o Sebrae entraria como uma “avalista” por meio do Fampe para ajudar os pequenos negócios a acessar empréstimos e financiamentos.

O programa foi lançado pelo governo em parceria com a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI).

O Fampe é destinado para pequenos negócios formalizados urbanos (Microempreendedores Individuais – MEI, Microempresas – ME, Empresas de Pequeno Porte – EPP) e pequenas agroindústrias formalizadas conforme parâmetros da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.