Governo do Piauí decreta a suspensão de atividades comerciais e de prestação de serviços

23/03/2020 14h17


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/CcomGovernador Wellington Dias pede ajuda aos prefeitos para contenção do coronavírus no estado.(Imagem:Reprodução/Ccom)Governador Wellington Dias pede ajuda aos prefeitos para contenção do coronavírus no estado.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decretou a suspensão de todas as atividades comerciais e de prestação de serviços no estado a partir das 24 horas desta segunda-feira (23). O objetivo é evitar a disseminação do novo coronavírus. O Piauí já possui 6 casos confirmados e 117 suspeitos.

O decreto determina também a suspensão de atividades religiosas por meio presencial em igrejas e templos. Está determinada ainda, em todo o estado, a suspensão de atividades em parques ou espaços acessíveis ao público, que gerem aglomerações.

Apenas os estabelecimentos e atividades consideradas essenciais poderão permanecer abertos. Conforme o decreto, estes estabelecimentos deverão funcionar de acordo com as determinações sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).
Imagem: Glayson Costa/G1Rua Simplício Mendes, no Centro de Teresina.(Imagem:Glayson Costa/G1)Rua Simplício Mendes, no Centro de Teresina.

São eles: mercearias, supermercados, hipermercados, mercadinhos, padarias, lojas de conveniência e de produtos alimentícios; lavanderias; postos revendedores de combustíveis, distribuidoras de gás e borracharias; hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes; distribuidoras e transportadoras.

E ainda: ; serviços de segurança e vigilância; serviços de alimentação preparada exclusivamente para sistema de entrega; serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa; bancos, serviços financeiros e lotéricas.

Em relação aos hotéis, o decreto destaca que o consumo de alimentos nos estabelecimentos não deverá acontecer para evitar qualquer aglomeração. Por isso, as refeições deverão ser servidas aos hóspedes nos seus respectivos quartos.

O governo também determinou que qualquer pessoa que ingressar no estado, seja via rodoviária, aeroportuária ou marítima, deverá entrar de quarentena por 7 dias. Além disso, os agentes de vigilância sanitária poderão recorrer aos órgãos de segurança pública para garantir o cumprimento das medidas determinadas para evitar a propagação do novo coronavírus.

Entretanto, os prefeitos dos municípios piauienses poderão editar normas complementares do decreto para casos excepcionais, desde que as medidas levem em consideração a emergência sanitária.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.