FMS investiga se macacos morreram por febre amarela em Teresina

01/03/2019 08h12


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarFMS investiga se macacos morreram por febre amarela em Teresina.(Imagem:Divulgação)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está apurando a morte de macacos na zona Leste de Teresina. Os animais morreram nos últimos meses na região do condomínio residencial Mirante dos Lagos e no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí.

Foram colhidas amostras de sangue dos macacos e enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará. A gerente da Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, disse ao Cidadeverde.com que nos testes realizados em Teresina foram descartados que os animais morreram por raiva.

Ao todo, dez amostras foram encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas. A gerente da Zoonoses explica que o objetivo é identificar o que levou a morte dos animais, inclusive, se a causa foi Febre Amarela.

“Como as amostras deram negativas para raiva nos teste feitos pela FMS, elas foram encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas para identificar se os animais tinham arboviroses, dentre elas Febre Amarela. Estamos cumprindo um protocolo do Ministério da Saúde”,
esclarece Oriana, que ressalta que em Teresina não há notificação de morte de macacos pela doença.

Oriana ressalta que, desde o ano passado, quando casos de Febre Amarela voltaram a preocupar as autoridades em saúde do País, a Fundação Municipal de Saúde reforçou o trabalho de vigilância, prevenção e controle da doença.

“Quando houve boom da febre amarela a gente sensibilizou muito os órgãos e a população para que informasse se vissem algum macaco morto. Reforça que nossas ações estão corretas”, afirma Oriana.

Ainda não há previsão exata para a divulgação do resultado das amostras encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas. A gerente da Zoonoses faz um apelo para que a população não mate macacos e destaca que eles não são causadores de Febre Amarela.

Febre Amarela urbana é transmitida aos seres humanos através da picada do Aedes Aegypti na sua forma silvestre. A versão silvestre da doença é disseminada pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, circulantes em matas.

Segundo a secretaria estadual de Saúde do Piauí, há mais de 40 anos não é registrado nenhum caso de Febre Amarela no Estado.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews