Etapa da Conferência Nacional da Educação começa no Piauí

18/10/2018 07h33


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: SEDUC-PIClique para ampliarEtapa da Conferência Nacional da Educação começa no Piauí.(Imagem:SEDUC-PI)

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PI), deu início nesta terça-feira (16) à etapa estadual da III Conferência Nacional de Educação (Conae).

Com o tema "A consolidação do SNE e o PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica", o evento acontece no Espaço Cajuína, no Atlantic City, e se estende até quarta-feira (18).

A abertura do evento contou com a palestra do professor doutor Tony Reis, titular do Fórum Nacional da Educação, que falou sobre o Sistema Nacional da Educação - SNE. Participam da III Conae cerca de 300 professores selecionados na etapa municipal da Conferência.

"Esse é um momento de suma importância para debatermos junto aos municípios as ações voltadas à educação, sob a perspectiva do Plano Nacional da Educação. Nessa etapa estadual vamos deliberar e eleger os delegados que representarão o Piauí na etapa nacional da Conferência que acontece no mês de novembro, em Brasília", disse o Secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina.

De acordo com a diretora de Planejamento da Seduc, Sicília Amazonas, a etapa estadual da III Conae possui caráter deliberativo e apresenta um conjunto de propostas a serem encaminhadas para a Etapa Nacional, que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo, especialmente, a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

"Na Etapa Estadual devemos acompanhar e avaliar as deliberações, políticas e ações decorrentes da Conferência Nacional de Educação/2014, verificando seu impacto e procedendo às atualizações necessárias para a elaboração da política nacional de educação",
concluiu a diretora.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estadual, etapa, nacional