Eleições: polícias enviam planos ao TRE; PM terá efetivo de 3.634 policiais

07/10/2020 18h04


Fonte Cidade Verde

 Os órgãos de segurança no estado do Piauí apresentaram ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) os Planos Operacionais de Segurança das Eleições Municipais de 2020. A Polícia Militar do Piauí informou que terá o efetivo de 3.634 homens, entre policiais militares, guardas civis metropolitanos e praças.

Nesta quarta-feira (07), os magistrados eleitorais das 82 zonas do Piauí e os oficiais comandantes de todos os Batalhões da Policia Militar do Piauí participaram de uma reunião virtual sobre o "Planejamento Operacional de Segurança e Logística para as Eleições 2020".

Na reunião, o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho Melo, ressaltou que o comando prevê "a presença de um oficial (major, tenente coronel ou coronel) junto ao Juízo Eleitoral e de um policial militar em cada local de votação do Estado, exceto naqueles da Capital que contarão com a Guarda Municipal de Teresina".

"Serão empregados para isso 186 PMs e 135 guardas civis metropolitanos em Teresina e 3.313 praças no Interior, a um custo de mais de R$ 2 milhões".

O TRE-PI também informou que "haverá uma reserva técnica de dois oficiais e vinte praças de prontidão no Quartel do Comando Geral e mais 40 policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) disponíveis para emprego emergencial".

A eleição municipal 2020 irá ocorrer no mês de novembro devido a pandemia da Covid-19. O primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo turno em 29 de novembro, nos locais que houver necessidade. O TRE informa que o Piauí terá 3.619 locais de votação espalhados pelos 224 municípios.

Os planos buscam organizar a logística das eleições para combater a ocorrência de crimes eleitorais e garantir um pleito seguro.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: militar, novembro, coronel