Casos de tuberculose no Piauí estão subnotificados, aponta Sesapi; testes estão em falta

20/10/2022 14h40


Fonte G1 PI

Imagem: Raíza MilhomenClique para ampliarDor torácica é um dos sintomas da tuberculose(Imagem:Raíza Milhomen)Dor torácica é um dos sintomas da tuberculose

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o número de casos positivos de tuberculose está subnotificado, pois faltam testes para a detecção da doença no estado. A Semana Estadual de Prevenção e Combate à Tuberculose acontece até sexta-feira (21).

Em entrevista à TV Clube, a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Piauí (Cosems), Leopoldina Cipriano, revelou que os 224 municípios do estado têm enfrentado dificuldades para realizar exames e enviar ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).

“O município tem que coletar no município e referenciar pro Lacen, já que nas regiões não há nenhum laboratório habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que garanta o resultado. Ou tem que fazer a aquisição desses exames na rede privada, pagando pra poder garantir ao usuário a testagem”, comentou.

De acordo com a supervisora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e da Hanseníase da Sesapi, Ivone Venâncio, em 2021, foram notificados 1.015 casos. Destes, 745 são novos, ou seja, de pessoas que adquiriram a doença naquele ano.

“O Piauí tem subnotificação de casos. Não é que não existam os casos, os casos existem, mas não foram identificados. Dentro da realidade dos 224 municípios, somam-se mais de 600 casos por ano”, disse.

Em 2019, o índice de mortalidade da doença era de 1,6 para cada 100 mil habitantes. Já em 2020, aumentou para 2 a cada 100 mil habitantes. Para o médico infectologista Nayro Ferreira, o diagnóstico precoce é uma das formas de reduzir a taxa.

“Precocemente, a gente consegue pegar casos ainda iniciais, consegue tratar e reduzir o número de óbitos. Não existe remédio vendido em farmácia, o tratamento é dado pelo SUS. Tuberculose ainda é uma doença que mata muito no Brasil, tanto criança como adultos jovens, como idosos”, concluiu o médico.

Sintomas e tratamento

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos. Entre os sintomas, estão tosse, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

A transmissão acontece pelas vias áreas. Ao falar, espirrar e principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos levando à infecção.

A tuberculose pode ser curada se tratada adequadamente. O tratamento dura no mínimo seis meses e consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui