Campanha: PI tem baixa cobertura vacinal contra HPV e grande estoque

07/09/2018 07h44


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCampanha: PI tem baixa cobertura vacinal contra HPV e grande estoque.(Imagem:Divulgação)

No Brasil, até agora somente 41,8% de meninas e 13% meninos foram vacinados contra o HPV. A taxa é considerada baixa pelo Ministério da Saúde, que tem meta de vacinar 80% do público-alvo, ou seja mais de 20 milhões de pessoas. Por esse motivo, a campanha está acontecendo em todo o Brasil e no Piauí, a Secretaria de Saúde do Estado, garante que mais de 100 salas de imunização estão abastecidas.

A campanha de mobilização e vacinação começou nesta quarta-feira (5) em todo o país.

Existem 19.600 doses em estoque no Piauí, de acordo com Sesapi. Não há dados sobre a quantidade de vacinação do estado, mas a gerente estadual de Imunização, Cássia barros, diz que a cobertura vacinal no estado também está baixa. “Infelizmente não conseguimos atingir a meta, não a nível de Piauí, mas a de Brasil. As nossas coberturas ainda são muito baixas com relação a HPV para meninas e em especial para meninos”.

A vacina protege contra o vírus (HPV) que causa vários tipos de cânceres, como de colo do útero para a mulher e da boca, pênis e ânus para os homens. A única forma de se proteger do Papiloma Vírus Humanus é tomando a vacina, que é disponibilizada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14. A imunização acontece em duas etapas. A segunda dose deve ser tomada seis meses depois da primeira. Pelo baixo

No Brasil, 30 milhões é o numero de pessoas infectada com HPV no Brasil. Os dados do Instituto Nacional do Câncer ainda mostram que a cada ano 29 mil novos casos surgem no país. A principal forma de transmissão é através de relação sexual, mas pode ser passado através do beijo e em 38% dos casos acaba acarretando em câncer.

Tópicos: brasil, estado, meninas