Alunos são dispensados por falta de professores em escola estadual

14/04/2015 08h48


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarDireção da unidade escolar afirma que a situação se arrasta desde 2014.(Imagem:G1 PI)Direção da unidade escolar afirma que a situação se arrasta desde 2014.

Estudantes da Unidade Escolar Professor João Soares da Silva, no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina, estão sendo liberados pela direção da escola devido a falta de professores. Ao todo a unidade possui 280 alunos matriculados em dois turnos e pelo menos 150 deles estão prejudicados pela falta docentes.

De acordo com a direção da escola, a situação já se estende desde o ano passado. "Atualmente nós estamos com uma carência de cinco professores em algumas turmas. Faltam professores de matemática, geografia, ensino religioso, artes e educação física", informou a coordenadora pedagógica Arlete Veloso.

Em uma turma do 1º ano do ensino fundamental a situação é ainda mais crítica. Os alunos estão sendo dispensados nas segundas, quartas e sextas-feiras. Segundo a direção, a professora que leciona aulas de matemática, português e artes se afastou após duas semanas de aula e nenhuma substituta foi providenciada.

A diretora da escola, Eliane Soares, assegura que a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) sabia que a docente iria entrar de licença. "Ela foi lotada porque ainda não havia solicitado a licença maternidade, mas duas semanas depois teve que sair. Eu levei o protocolo da licença dela, mas até o momento não chegou nenhum professor", contou.

A assessoria de comunicação da Seduc informou que foi solicitado dos diretores das escolas um levantamento sobre a necessidade de professores antes mesmo do início do período letivo. A Seduc disse ainda que professores lotados e que eventualmente não estejam frequentando o trabalho serão notificados.

Tópicos: escola, professores, seduc